CULTURA

Exposição de bonsai em Maringá celebra os 114 anos da Imigração Japonesa

A exposição estará disponível para visitação até este domingo, 19 de junho, das 8 às 18 horas no Parque do Japão

Exposição de bonsai em Maringá celebra os 114 anos da Imigração Japonesa
O bonsai, com tradução livre "plantado em uma bandeja" consiste em uma técnica milenar de cultivar miniaturas de árvores. - Foto: Freepik

Há 114 anos, em 1908, o dia 18 de junho foi marcado pela chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, no porto de Santos, em São Paulo. Com mais de um século de influência no país, a cultura e população nipônica se difundiu e chegou até Maringá, no interior do Paraná, que atualmente é a segunda maior colônia japonesa do Estado. 

De acordo com informações da prefeitura de Maringá, a cidade possui aproximadamente 5 mil famílias de descendência nipônica e, assim como em outras regiões do país, alguns japoneses desenvolveram um papel importante na história como pioneiros da cidade. Em Maringá, um dos fundadores da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, o pioneiro Takagi Suzuki, chegou à cidade em 1949 e aqui constituiu família e seu legado. 

CIDADE IRMÃ — Com o título de uma das comunidades nipônicas mais representativas do Brasil, Maringá possui relação de irmandade com a cidade japonesa Kakogawa desde 1972. O vínculo, além de estreitar relações comerciais e institucionais, também aproxima as duas nações através da cultura. 

Maringá já foi visitada por integrantes da família imperial japonesa cinco vezes e a influência nipônica na cidade é refletida através da construção de monumentos e espaços em homenagem aos japoneses que aqui vivem. 

A Acema, o Jardim Japonês no Parque do Ingá, o Templo Budista e o Parque do Japão são alguns dos locais que celebram a cultura japonesa na cidade. Além disso, representantes do Japão que passaram por Maringá deixaram seu legado na cidade através do plantio de árvores cerejeiras e ipês. A mais recente foi semeada pela princesa Mako, em julho de 2018, na Acema. 

Como comemoração aos 114 anos da imigração japonesa, o Parque do Japão de Maringá promove a exposição de bonsais, uma técnica nipônica milenar que produz miniaturas de árvores. A exposição teve início nesta quinta-feira e estará disponível ao público até domingo, 19 de junho, das 8 às 18 horas. 

Foto: Reprodução/CBN Maringá

Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o cultivo de bonsai e a história desta técnica, que surgiu no Japão há milhares de anos, mas continua encantando diferentes nações e gerações. 

De acordo com o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli, em entrevista à CBN, Maringá possui um projeto de transformar a cidade em uma referência no turismo nipobrasileiro. Entre os projetos previstos para 2023 estão montar um jardim e hospital de bonsai no Parque do Japão, além da elaboração de roteiros de gastronomia e produtos tradicionais nipônicos.

Maringa.Com