CULTURA

Exposição fotográfica retrata a ausência do ambiente escolar durante a pandemia

Disponível na Biblioteca Central dos Estudantes (BCE) da UEM até 7 de agosto, a exposição intitulada ‘Ausências’, de William Cazavechia, reúne 72 fotografias feitas em escolas públicas de Maringá

Exposição fotográfica retrata a ausência do ambiente escolar durante a pandemia
O acervo fotográfico de autoria de William Cazavechia foi construído a partir da captação feita em doze escolas municipais de Maringá. - Foto: Divulgação

A exposição fotográfica “Ausências: um retrato da escola pública maringaense no período da pandemia” está aberta para visitação pública no hall da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), na Universidade Estadual de Maringá, e poderá ser visitada até 7 de agosto. 

O acervo fotográfico de autoria de William Cazavechia foi construído a partir da captação feita em doze escolas municipais de Maringá. A narrativa da exposição se presta a evidenciar as ausências da e na Escola no período da pandemia, com o objetivo de destacar a relevância social da escola pública, de qualidade, gratuita, laica e inclusiva. 

O roteiro para a captação foi organizado em seis categorias de espaços, representados, na exposição, em forma de painéis. Em cada um dos seis estão expostas uma foto de um dos ambientes de cada escola, totalizando a curadoria de 12 fotos por painel e 72 no total.

Além de promover a reflexão crítica, também presta homenagem à comunidade escolar pelo imprescindível trabalho desenvolvido em prol da saúde, da educação e da garantia do direito à vida e ao futuro. A mostra de fotografias ainda promove a participação direta na formação da consciência social sobre a necessidade da infância e a garantia dos direitos da criança e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

A exposição é um elogio à escola pública e expõe o olhar às ausências que a sociedade sentiu refletidas sobre si mesma quando privada do espaço e do ambiente escolar no período da pandemia.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 8h às 18h30 e das 8h às 13h30 aos sábados durante recesso acadêmico. Após 18 de julho, com a volta das aulas, a visitação pode ser feita das 8h às 22h de segunda à sexta-feira e das 8h às 13h30 aos sábados.

O AUTOR — William Robson Cazavechia é mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, do qual também foi pesquisador e bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

Os estudos e pesquisas dele são sobre a Educação e suas relações com os diversos âmbitos da cultura. Atua como educador, produtor cultural, pesquisador e, com a fotografia, desenvolve uma atividade artístico-comunicativa de investigação reflexiva sobre a Arte como percepção da realidade.

Universidade Estadual de Maringá