CINEMA

Sessão especial de 'Lightyear' adaptada para autistas acontece neste sábado (18) no Cine Araújo

A estreia da animação terá sessão às 13 horas no cinema do Shopping Avenida Center em Maringá

Sessão especial de 'Lightyear' adaptada para autistas acontece neste sábado (18) no Cine Araújo
Salas serão adaptadas com redução de volume dos efeitos sonoros e com luzes levemente acesas. - Foto: Divulgação

Uma das estreias da semana nos cinemas de Maringá será a nova animação da Disney com a Pixar, o filme Lightyear. Parte do universo de Toy Story, que marcou a infância de pessoas já adultas e que segue encantando as novas gerações, o filme atrai públicos de todas as idades. E para garantir a experiência do cinema também às pessoas com autismo, será realizada uma sessão adaptada neste sábado (18), às 13 horas, no Cine Araújo do Shopping Avenida Center. 

As sessões adaptadas para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não possuem propagandas, tem os efeitos sonoros do filme reduzidos e as luzes são mantidas levemente acesas. Além disso, as portas das salas serão identificadas com a fita azul com peças de quebra-cabeça, símbolo do TEA. O valor dos ingressos não sofre alteração.

Foto: Divulgação

No Paraná, a Lei Estadual 19.928/2019 determina que “as salas de cinema de todo o Estado devem reservar uma sessão adaptada por mês para autistas, pessoas com síndrome de down e outras síndromes ou doenças que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral”, conforme o projeto de lei.

LIGHTYEAR — O novo filme da parceria entre Disney e Pixar conta a origem do herói Buzz Lightyear, inspiração para o brinquedo que conhecemos nos filmes de Toy Story. A história segue o lendário Space Ranger em uma aventura intergaláctica ao lado de um grupo de recrutas ambiciosos e seu companheiro robô, Sox.

Maringa.Com