TECNOLOGIA

Lei municipal que regulamenta a instalação de antenas 5G em Maringá é aprovada

O 5G deve chegar primeiro às capitais brasileiras até julho deste ano e, posteriormente, será instalado em outras cidades de acordo com o número de habitantes

Lei municipal que regulamenta a instalação de antenas 5G em Maringá é aprovada
O 5G vai melhorar os serviços tecnológicos, promovendo mais velocidade e estabilidade da internet, além de possibilitar a criação de novas tecnologias, serviços entre outros. - Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (14) foi aprovado com unanimidade, na Câmara Municipal, a Lei 2.136/2022 que regulamenta a instalação de antenas 5G na cidade. De acordo com o prefeito Ulisses Maia, este é um passo importante para a consolidação de Maringá como Smart City.

A lei estabelece normas para empresas de telefonia interessadas em implantar infraestrutura de telecomunicações na cidade. Com isso, a prefeitura de Maringá visa desburocratizar e agilizar a instalação das antenas e Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR), o que possibilitará o sinal 5G na cidade. 

O governo federal definiu que o 5G será implementado inicialmente nas capitais, até julho deste ano. Posteriormente, seguirá para outros municípios, conforme número de habitantes, e estará nas principais cidades brasileiras nos próximos dois anos. Nas cidades com mais de 30 mil habitantes, a tecnologia deverá ser implantada até julho de 2029.

O 5G vai melhorar os serviços tecnológicos, promovendo mais velocidade e estabilidade da internet, além de possibilitar a criação de novas tecnologias, serviços entre outros. O sinal também auxiliará as empresas em seus serviços.

Prefeitura de Maringá