CULTURA

Espetáculo interativo “Affectus” estreia em Maringá com reflexões sobre relações homoafetivas

O solo teatral, de forma intimista e interativa, passeia por temas como o primeiro amor, as relações líquidas, o desejo, a expectativa, a frustração e as despedidas

Espetáculo interativo “Affectus” estreia em Maringá com reflexões sobre relações homoafetivas
O principal objetivo da peça é levar pra cena uma outra perspectiva das relações homoafetivas, que se afasta de uma visão estereotipada e vazia sobre a comunidade LGBTQIA+ e suas relações afetivas. - Foto: Renato Domingos

Com previsão de estreia dia 18 de junho, o espetáculo “Affectus” aborda as nuances dos relacionamentos homoafetivos fomentando questionamentos sobre afeto. O solo teatral segue em cartaz até o dia 27 de junho no Teatro Barracão com interpretação em Libras e plateia limitada a 50 pessoas. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 10 anos. 

Produzida por meio do Prêmio Aniceto Matti, a peça é estrelado por Vanderlei Junior, que também assina a iluminação, dramaturgia e produção, e conta com a participação do músico e compositor Eduardo Carvalho, responsável por acrescentar sonoridades por meio de uma estrutura de espacialização do som e músicas autorais.

O principal objetivo é levar pra cena uma outra perspectiva das relações homoafetivas, que se afasta de uma visão estereotipada e vazia sobre a comunidade LGBTQIA+ e suas relações afetivas.

“A temática surge a partir das minhas próprias reflexões sobre as minhas experiências. Quem é o sujeito do afeto? Essa pergunta reverberou muito no processo. A peça surge desse anseio de perceber que essas questões que inicialmente eram minhas, não são só minhas. Atravessam todo mundo, são questões em comum sobre assuntos que a gente não fala”, explica Vanderlei. 

Foram convidados artistas locais e de outras cidades para colaborarem com a escrita da dramaturgia autoral. A estes profissionais, Vanderlei deu o nome de “provocadores”, abrindo mão de ter a figura de um diretor ou diretora. São eles: o ator e diretor maringaense Victor Lovato; a atriz e professora Thais Putti, de Florianópolis/SC; a atriz e produtora Edilene Rodrigues, de Primavera do Leste/MT e a atriz e professora Laís Jacques Marques, de Gravataí/RS. 

Todos conduziram oficinas e laboratórios que estimularam o artista a produzir material para a dramaturgia de “Affectus”. Além disso, histórias e relatos de pessoas homoafetivas foram coletados por meio de uma pesquisa. Todo esse material deu vida a novas narrativas: as cenas do espetáculo. 

INTERAÇÃO — Comportando apenas 50 pessoas por apresentação, os espectadores são convidados a interagir com o ator em cena e aproveitar o contexto da peça, que se trata de uma festa, tipo balada. O personagem Eros - um ator medíocre e cantor meia boca - recebe o público para o show “A festa da suficiência” e aos poucos, entre uma música e outra, conta histórias de afeto ordinárias. 

No mês do Orgulho LGBTQIA+, o espetáculo “Affectus” estará em exibição nos dias 18,19, 20, 25, 26 e 27 de junho no Teatro Barracão às 20 horas. Nos dias 25 e 26 haverá interpretação em Libras.

2 Coelhos Comunicação e Cultura