Reunião discute manejo das águas da chuva para recuperação do lago do Parque do Ingá
Apresentação pública dos relatórios elaborados pela empresa responsável orientam os próximos passos para solucionar a crise hídrica no parque
Nesta terça-feira (7), no Auditório Hélio Moreira, foi realizada a audiência pública para apresentação dos relatórios referentes ao manejo de águas pluviais para o lago do Parque do Ingá. O projeto tem objetivo de sanar os problemas de alagamento registrados ao redor do Parque e também preservar o lago de seu interior, que está cada dia mais seco.
De acordo com o relatório desenvolvido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá, o cenário atual do lago do Parque do Ingá é causado por múltiplos fatores climáticos e históricos.
A coordenadora geral da pesquisa e professora da UEM, Cristhiane Okawa, explica que a impermeabilização do solo e o subdimensionamento da rede de drenagem, causados a partir do desenvolvimento urbano acentuado desde a década de 60, são alguns dos fatores que impedem que a água da chuva infiltre e retorne ao lago. Além disso, o desvio da água que era lançada no lago e a escassez hídrica a partir de 2019 também contribuíram para o cenário.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Nesta primeira etapa do projeto, a Fadec apresentou algumas medidas iniciais que devem ser adotadas pela prefeitura de Maringá. Uma das possibilidades para melhorar a drenagem e evitar alagamentos no entorno do Parque é a instalação de dois poços de infiltração em bocas de lobo.
Outra recomendação da equipe é a instalação de monitoramento climatológico, hidrológico e hidráulico no Parque. Os equipamentos permitem o acompanhamento da chuva e também do nível da água do lago, além da temperatura, velocidade, qualidade e outros aspectos.
Esse é o primeiro de três relatórios que serão apresentados até setembro de 2022. A segunda etapa do estudo também já foi finalizada e deve ser apresentada em breve.