MEIO AMBIENTE

Reunião discute manejo das águas da chuva para recuperação do lago do Parque do Ingá

Apresentação pública dos relatórios elaborados pela empresa responsável orientam os próximos passos para solucionar a crise hídrica no parque

Reunião discute manejo das águas da chuva para recuperação do lago do Parque do Ingá
De acordo com o relatório apresentado o cenário atual do lago do Parque do Ingá é causado por múltiplos fatores climáticos e históricos. - Foto: Instagram @maringacom

Nesta terça-feira (7), no Auditório Hélio Moreira, foi realizada a audiência pública para apresentação dos relatórios referentes ao manejo de águas pluviais para o lago do Parque do Ingá. O projeto tem objetivo de sanar os problemas de alagamento registrados ao redor do Parque e também preservar o lago de seu interior, que está cada dia mais seco. 

De acordo com o relatório desenvolvido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à Universidade Estadual de Maringá, o cenário atual do lago do Parque do Ingá é causado por múltiplos fatores climáticos e históricos. 

A coordenadora geral da pesquisa e professora da UEM, Cristhiane Okawa, explica que a impermeabilização do solo e o subdimensionamento da rede de drenagem, causados a partir do desenvolvimento urbano acentuado desde a década de 60, são alguns dos fatores que impedem que a água da chuva infiltre e retorne ao lago. Além disso, o desvio da água que era lançada no lago e a escassez hídrica a partir de 2019 também contribuíram para o cenário.

Nesta primeira etapa do projeto, a Fadec apresentou algumas medidas iniciais que devem ser adotadas pela prefeitura de Maringá.  Uma das possibilidades para melhorar a drenagem e evitar alagamentos no entorno do Parque é a instalação de dois poços de infiltração em bocas de lobo.

Outra recomendação da equipe é a instalação de monitoramento climatológico, hidrológico e hidráulico no Parque. Os equipamentos permitem o acompanhamento da chuva e também do nível da água do lago, além da temperatura, velocidade, qualidade e outros aspectos.

Esse é o primeiro de três relatórios que serão apresentados até setembro de 2022. A segunda etapa do estudo também já foi finalizada e deve ser apresentada em breve.

Maringa.Com com informações da Prefeitura de Maringá