PARQUE DO INGÁ

Após 42 dias desde o alagamento, pista do Parque do Ingá segue danificada

Parte da pista emborrachada foi arrastada pela chuva em fevereiro; perícia aponta falta de escoamento como causa dos danos

Após 42 dias desde o alagamento, pista do Parque do Ingá segue danificada
De acordo com informações da Prefeitura de Maringá, o descolamento ocorreu devido a problemas no escoamento da água, e não na instalação da pista. - Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

Pouco mais de um mês após parte da pista emborrachada do Parque do Ingá ser arrastada pela chuva, os trechos em pedra, buracos e desníveis deixados ainda atrapalham quem realiza exercícios no entorno do parque. 

De acordo com informações da Prefeitura de Maringá, o descolamento ocorreu devido a problemas no escoamento da água, e não na instalação da pista. 

O trecho afetado, localizado na Avenida Laguna, alagou completamente após a chuva de 29mm - equivalente a 17% do total previsto para o mês - cair por apenas alguns minutos. Conforme a prefeitura, toda a água das ruas que desembocam naquele trecho da avenida escorrem em direção ao parque, o que resultou no grande acúmulo de água e, consequentemente, no descolamento da pista.

A Prefeitura de Maringá estuda a realização de obras que auxiliem no fluxo de correntes de água nos dias de chuva intensa. Obras com esta finalidade já foram realizadas em outras regiões da cidade, como na avenida Alexandre Rasgulaeff, para ampliar a capacidade de absorção das galerias pluviais, onde foi necessário trocar toda a tubulação.

A PISTA — Inaugurada em novembro de 2020, a pista emborrachada chamou a atenção da população maringaense pelo valor de instalação. Com custo de R$ 3,9 milhões, ao todo, são 3,2 km de pista com divisórias para corrida e caminhada. 

Considerada por muitos como “um gasto desnecessário”, o público que faz o uso diário do espaço sente a diferença na hora de realizar os exercícios. A pista absorve os impactos da corrida/caminhada, proporcionando maior conforto e menos desgaste. 

A psicóloga Cristiane Ferreira, de 54 anos, realiza diariamente sua corrida matinal nos arredores do Parque maringaense. Desde que a chuva levou parte da pista, o transtorno de ter que desviar das pedras, rachaduras e buracos tornou- se parte da rotina. 

“Desde que me mudei para Maringá, há uns 6 anos, eu faço minhas caminhadas aqui no parque. Acho o ambiente agradável e ideal, principalmente depois da instalação da pista emborrachada. O problema é que desde que teve o alagamento não arrumaram mais. Parece até que abandonaram esse problema. Foi apenas um trecho afetado, mas há buracos, rachaduras e outros obstáculos que dificultam o trajeto, principalmente durante a corrida", relata. 

O Maringa.Com questionou a prefeitura sobre a previsão dos reparos na pista e, de acordo com nota, a admisnistraçõ afirmou que uma nova licitação será aberta para promover os reparos. Confira: 

A Prefeitura de Maringá informa que será feita uma nova licitação para contratar empresa para recompor as partes danificadas na pista emborrachada ao redor do Parque do Ingá. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ressalta que a licitação acontecerá no segundo semestre.

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento