CIDADE

Monumento ao Desbravador, o Peladão, é tombado como patrimônio histórico de Maringá

Peladão e os Machados Estilizados foram tombados como patrimônio histórico em publicação no Diário Oficial na última sexta-feira (3)

Monumento ao Desbravador, o Peladão, é tombado como patrimônio histórico de Maringá
O Monumento ao Desbravador, conhecido como Peladão e os Machados Estilizados são obras do escultor Joaquim Henrique Aragão. - Foto: Cary Bertazzoni/PMM

Na última sexta-feira (3) a prefeitura de Maringá publicou no Diário Oficial o decreto de tombamento histórico definitivo dos conjuntos artísticos Monumento ao Desbravador, popularmente conhecido como Peladão, e os Machados Estilizados da praça entre as avenidas Brasil e 19 de dezembro. 

De acordo com o decreto de tombamento, qualquer intervenção que afete a visibilidade das obras deve ser previamente comunicada à Secretaria de Cultura, para ser avaliada e autorizada. Além disso, a Semuc também irá realizar vistorias periódicas nos monumentos para preservar a integridade das obras. 

HISTÓRIA — O Monumento ao Desbravador, conhecido como Peladão e os Machados Estilizados são obras do escultor Joaquim Henrique Aragão. Localizados em uma região que une o Novo Centro com o Maringá Velho, a obra tem como objetivo homenagear os pioneiros de Maringá destacando a importância do trabalho para construir uma cidade de prosperidade. 

Maringa.Com