ALERTA

Falsos recrutadores entram em contato solicitando taxas de inscrição e compra de curso

Se está em busca de emprego, fique atento: golpistas fraudam processos seletivos e ganham dinheiro ao cobrar taxas através das redes sociais e aplicativos de mensagem

Falsos recrutadores entram em contato solicitando taxas de inscrição e compra de curso
Confira as táticas de ação do golpe do emprego e saiba como se proteger. - Foto: Freepik

Nos últimos meses tem se intensificado o caso de golpes de emprego realizados através das redes sociais e aplicativos de mensagem como Whatsapp e Telegram. Através de contas  falsas, golpistas entram em contato divulgando oportunidades de emprego com remuneração acima da média e link para inscrição no processo seletivo, que comumente cobra taxas que podem ser pagas por Pix. 

Especialistas em segurança digital afirmam que o modo de operação dos golpistas pode variar, mas que os falsos anúncios de emprego são padronizados e geralmente não apresentam identificação da empresa ou especificam o cargo com vaga em aberto. 

Em entrevista à Folha, o analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, destaca que as fraudes podem até mesmo envolver sistemas de pirâmide e roubo de dados ou dinheiro.“O golpista entra em contato anunciando a seleção para uma vaga, mas pede um pagamento, supostamente para a realização de um exame admissional ou de um curso necessário para o trabalho”, explica.

Foto: Reprodução/Whatsapp
Foto: Reprodução/Whatsapp
Foto: Reprodução/Telegram

Apesar das constantes tentativas de golpe registradas nos últimos meses, a busca por empregos pela internet pode ser segura e com garantia de retorno. Pela plataforma de empregos do Maringa.Com, candidatos de todo o Paraná podem cadastrar o currículo completo gratuitamente e pesquisar vagas de mais de 30 setores diferentes.

O Maringa.Com reuniu algumas dicas para ajudar a identificar os casos de vagas de emprego falsas e se livrar dos golpes cada vez mais comuns na internet. Confira algumas orientações feitas por especialistas em RH e em segurança digital: 

Desconfie de propostas generosas

Ao receber qualquer tipo de proposta de emprego com números desconhecidos pelas redes sociais ou aplicativos de mensagem, certifique-se de que as informações da vaga de emprego estejam detalhadas e condizentes com a realidade. Desconfie sempre de propagandas atrativas demais com carga horária reduzida e faturamento exagerado. 

Confirme a existência da empresa e/ou vaga

Alguns golpes mais sofisticados apresentam nomes de empresas fictícias ou reais oferecendo oportunidades de emprego com o mínimo de informações possíveis, sempre solicitando o acesso a links desconhecidos. Para averiguar a procedência de uma vaga de emprego, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais e pesquise sobre sua história. 

Jamais realize pagamentos para participar de processos seletivos 

Empresas terceirizadas de RH prestam serviço aos contratantes e não aos candidatos às vagas disponíveis e, por isso, não devem desembolsar nenhuma quantia para realização de processos seletivos ou compra de cursos para garantir a oportunidade de emprego. O processo de recrutamento de qualquer empresa não exige nenhum valor dos candidatos à vaga.

Vítimas de golpe devem entrar em contato imediatamente com a polícia em uma delegacia presencialmente ou pela internet, no site da Polícia Civil e realizar o Boletim de Ocorrência, além de entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o ressarcimento do valor perdido no golpe.

Maringa.Com