SAÚDE

Centro de Testagem de Maringá registra queda no número de novos casos de HIV

Tratamentos de PrEP e PEP têm se mostrado eficientes na prevenção e combate ao vírus

Centro de Testagem de Maringá registra queda no número de novos casos de HIV
Secretaria de Saúde orienta que pessoas em situação de risco façam a testagem de rotina para identificar possíveis ISTs e demais doenças sexualmente transmissíveis - Foto: Divulgação SES

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Maringá registrou queda de 20% no número de novos casos de HIV nos últimos dois anos. Atualmente, cerca de 700 pessoas fazem uso da medicação PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) no CTA e o índice vêm caindo ao passar dos anos. 

Com oferta do tratamento gratuito desde 2019, o coordenador do CTA, Marcelo Silva, destaca que o PrEP tem se mostrado eficiente, com eficácia e segurança, em pessoas com maior risco de contrair a doença. 

A PrEP, Profilaxia Pré-Exposição, é um tratamento com antirretrovirais (ARV) utilizados antes da exposição sexual para reduzir o risco de infecção da doença, ou seja, uma estratégia de prevenção e contágio da doença. Em Maringá, o CTA e as Unidades Básicas de Saúde realizam testagem gratuita para HIV e para IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), recomendada para pessoas em situação de risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, um indivíduo está em situação de risco e deve realizar a testagem de rotina quando tem relações sexuais destrotegidas, é vítima de violência sexual ou sofreu um acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico.

No Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), localizado na Rua Tabaetê esquina com Rua Assunção no Jardim Novo Horizonte, os testes são realizados de segunda a quinta-feira das 7 às 16 horas e, nas UBSs, através de agendamento antecipado. 

Aos indivíduos que são expostos ao HIV, é possível realizar a PEP, Profilaxia Pós-Exposição, até 72 horas após o contato. Em Maringá, o atendimento é considerado de urgência e é realizado na Unidade de Pronto Atendimento 24h UPA Zona Sul, localizada na Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865. 

Maringa.Com com informações da Prefeitura de Maringá