CIDADE

Complexo do Parque do Japão terá área total de 100 mil m²

Maringá já tem assegurada uma área de 78 mil metros quadrados para instalação do Parque do Japão, previsto para ser inaugurado em 2008, durante as comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil.

Uma subdivisão de lote, ao lado da área de 78 mil m², também será incorporada ao terreno, fazendo com que o Parque do Japão tenha um total aproximado de 100 mil m² de área.

Localizado entre o Parque Itaipu e Jardim Industrial, próximo ao Contorno Sul da cidade, o complexo abrigará um centro esportivo com 12 mil m².

Construído em estilo arquitetônico contemporâneo japonês, o centro atuará na formação de atletas de artes marciais, em especial o Taekwondo e o Judô – já designado pelo Ministério dos Esportes como centro de excelência para a região Sul do país.

Outro espaço de 20 mil m² será destinado à arte e cultura regionais.

A construção do teatro com capacidade para 500 lugares, além de um centro de convenções possibilitará apresentações de dança, música, oficinas para artesanato, aulas das tradicionais artes do Ikebana e origami e ensino da língua japonesa.

Na busca de ser auto-sustentável e duradouro, o projeto do Parque do Japão prevê, principalmente, a implantação de um jardim imperial japonês, em princípio com 46 mil m² de área.

De estudo arquitetônico e paisagístico coordenado por profissionais da cidade de Kakogawa, co-irmã de Maringá, o jardim vai dispor de instalações com amplas áreas verdes, lagos e cascatas, onde a natureza possa ser contemplada em sua plenitude em cada estação do ano.

Com a incorporação do novo lote, o jardim imperial será ampliado e terá outra parte de sua área preservada.

Inspirado na arquitetura contemporânea japonesa, o Parque do Japão é projetado por uma equipe de profissionais brasileiros e japoneses.

Parte da equipe é formada por voluntários da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) “Parque do Japão – Memorial Imin 100”.

“A partir de 2008, essa iniciativa maringaense se constituirá no maior parque japonês construído fora do Japão”, assegurou o prefeito de Maringá, Silvio Barros, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do parque, em maio deste ano.

“É uma significativa demonstração de respeito e admiração pela comunidade nipônica, que se sente extremamente honrada”, agradeceu, naquela oportunidade, o Cônsul do Japão no Paraná, Hirotsugu Hagiuda.

“Vamos juntar todos os esforços para fazer com que a família imperial japonesa venha conhecer essa idéia magnífica que será concretizada em 22 de junho de 2008, quando serão comemorados os 100 anos de imigração japonesa no Brasil”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, Antonio Ueno.

Mais informações: 3221-1425 / 3221-1471 (Seduh)