TECNOLOGIA

Enem passa a aceitar documentos digitais a partir da edição de 2022

O Inep aceitará o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital para identificação nos locais de prova

Enem passa a aceitar documentos digitais a partir da edição de 2022
Outra novidade é que as incrições poderão ser pagas por Pix ou cartão de crédito. - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa a aceitar documentos digitais para identificação de candidatos. Pela primeira vez os candidatos vão poder usar a versão digital da carteira nacional de habilitação (CNH Digital), do título de eleitor (e-Titulo) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF Digital) para se identificarem nos locais de prova e para fazerem suas inscrições.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os documentos digitais serão aceitos pelos fiscais de sala no Enem, “desde que os candidatos os apresentem nos aplicativos oficiais do governo”. Ou seja, imagens, prints e impressões não serão aceitos.

As inscrições para o Enem podem ser feitas entre 10 e 21 de maio na página do participante em enem.inep.gov.br/participante. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. 

APLICATIVO GOV.BR — No aplicativo Gov.br é possível acessar o CPF e a CNH digital. Para usar a carteira de documentos digitais é fácil, basta baixar o app e cadastrar os documentos em sua conta. Confira os benefícios de utilizar a carteira digital:

Identificar-se presencialmente quando alguém solicitar seus documentos de identificação. Você pode, por exemplo, apresentar sua Carteira de Habilitação digital. Mas lembre-se, cada documento possui uma legislação específica quanto a sua validade no formato digital.

  1. Visualizar os documentos digitais que você já tem. Se você emitir a Carteira de Habilitação digital no Detran, ela será automaticamente exibida no seu aplicativo gov.br.
  2. Compartilhar com os seus contatos documentos digitais no formato pdf. Quando você compartilha o pdf do seu documento, ele tem garantia de autenticidade que pode ser confirmada via QR-Code.
  3. Favoritar um de seus documentos digitais para que você possa acessá-lo com mais agilidade. O documento favorito será a primeira tela apresentada todas as vezes que você abrir o aplicativo.

Acrescentar novos documentos digitais à sua carteira. À medida que novos documentos digitais forem sendo integrados ao aplicativo gov.br, você poderá adicioná-los à sua carteira.

Maringa.Com com informações da Agência Brasil