CIDADANIA

Maringá recebe oito famílias ucranianas refugiadas da guerra

Recepcionados em clima de festa, as famílias ficarão em apartamentos custeados pelas igrejas responsáveis pelo acolhimento

Maringá recebe oito famílias ucranianas refugiadas da guerra
O presidente da Comunidade Ucraniana em Maringá, Irineu Halchuk, destacou que a cidade se solidariza com a população que sofre no país em guerra. - Foto: Divulgação/Unicesumar

Nesta terça-feira (19), oito famílias ucranianas, refugiadas da guerra, chegaram a Maringá. Recepcionados em clima de festa, as famílias ficarão em apartamentos custeados pela 2ª Igreja Presbiteriana de Maringá e Igreja Presbiteriana da Vila Operária, responsáveis pelo acolhimento.

“Nós alugamos os apartamentos para eles ficarem, já mobiliamos tudo. E a partir daí começa um trabalho de integração dessas pessoas à nossa cidade, para que eles sejam mais rapidamente adaptados. Vamos cuidar de todas as áreas da vida deles, toda assistência possível, do ponto de vista emocional, psicológico, de saúde, de integração no trabalho, de aprendizado da língua, de adaptação aos regimes educativos, conforme a necessidade de cada um”, detalha Naamã Mendes, em entrevista à CBN Maringá.

A Unicesumar e a Prefeitura de Maringá também auxiliarão na estadia dos refugiados. A instituição de ensino vai disponibilizar aulas de idioma e ajuda técnica para que os integrantes das famílias consigam se estabelecer no mercado de trabalho maringaense. A Prefeitura, por sua vez, fica responsável por garantir documentações e acesso à saúde e demais direitos.

O presidente da Comunidade Ucraniana em Maringá, Irineu Halchuk, destacou que a cidade se solidariza com a população que sofre no país em guerra e segue no trabalho de trazer outras famílias. “Estamos unindo forças com diversas instituições para darmos o acolhimento necessário e, assim, contribuir para que elas se adaptem rapidamente e se integrem à nossa cidade”, disse.

Maringa.Com