ABASTECIMENTO

Análises da água de Maringá comprovam qualidade do abastecimento na cidade

Após a divulgação do “Mapa da água”, denunciando contaminações em mais de 700 municípios brasileiros, novas amostras foram coletadas para análise e comprovaram a qualidade da água maringaense

Análises da água de Maringá comprovam qualidade do abastecimento na cidade
A coleta da nova análise foi realizada nos mesmos pontos estudados no Mapa da Água e o resultado foi satisfatório, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

No dia 29 de março, equipes da Vigilância Ambiental de Maringá coletaram novas amostras para averiguar a qualidade da água em Maringá. O estudo foi proposto após a divulgação do “Mapa da Água”, reportagem-investigação que aponta contaminação com produtos cancerígenos na água de mais de 700 cidades brasileiras, incluindo Maringá.

A coleta da nova análise foi realizada nos mesmos pontos estudados no Mapa da Água e o resultado foi satisfatório e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Confira a nota oficial da Prefeitura de Maringá:

“O resultado dos testes feitos pela Prefeitura de Maringá comprovaram a qualidade da água da cidade. As amostras foram coletadas em 11 pontos distintos de Maringá para análise físico química. Os laudos comprovam que os parâmetros atendem a portaria n° 888 do Ministério da Saúde. A Agência Maringaense de Regulação, com a Secretaria de Saúde, segue acompanhando todos os testes de qualidade feitos em nossa cidade”

A portaria nº 888 do Ministério da Saúde dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

Maringa.Com por Gabrielle Nascimento