CULTURA

Projeto Escala Cultural traz grupo pernambucano para espetáculo de teatro em Maringá

Com atração única, a sessão será gratuita e terá intérprete de Libras para público não ouvinte

Projeto Escala Cultural traz grupo pernambucano para espetáculo de teatro em Maringá
O espetáculo parte do poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e propõe um estudo cênico sobre a trajetória de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio em busca de melhores condições. - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (6) acontece em Maringá o projeto “Escala Cultural”, realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de diversas empresas. O espetáculo que será apresentado vem do Festival de Teatro Curitiba e traz pela primeira vez à cidade o Grupo Magiluth, de Recife. 

Foto: Divulgação

O espetáculo “Estudo nº 1: Morte e Vida” está agendado para às 20 horas no Teatro Barracão, com entrada gratuita e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Clique aqui e confira a programação completa do evento.

“Desta vez conseguimos atingir a essência do projeto, que é trazer um grupo em circulação, fazendo conexão com uma cidade que não é, necessariamente, a de origem do grupo”, explica a produtora cultural e coordenadora do projeto, Rachel Coelho, que traz o grupo recifense diretamente de Curitiba, onde se apresentam na mostra oficial do tradicional festival de teatro. 

Como o próprio nome sugere, o Escala busca selecionar espetáculos teatrais de grupos que estejam participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas por meio de editais, fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Nesta edição, a curadoria é assinada por Rachel e também pelo jornalista e crítico teatral Valmir Santos, de São Paulo. 

O projeto teve início em 2018, contou com uma edição online em 2021 e agora recomeça no formato presencial. Esse é o 15º espetáculo trazido para a cidade por meio desta iniciativa, que sempre priorizou grupos de referência, como o renomado Grupo Galpão, o Lume Teatro e a Cia do Tijolo, entre outros. 

O Magiluth, por exemplo, existe desde 2004 e já foi apontado pela crítica e pela imprensa como um dos mais relevantes do país, com 10 espetáculos montados e participação nos mais importantes festivais do Brasil.

Estudo nº 1: Morte e Vida — O espetáculo parte do poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e propõe um estudo cênico sobre a trajetória de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio em busca de melhores condições de vida e trabalho. O olhar híbrido e inquieto do coletivo pernambucano se volta, neste espetáculo, para os movimentos migratórios gerados por adversidades climáticas, políticas e sociais.

Foto: Divulgação
2 Coelhos Comunicação e Cultura