UEM

A partir de 2022, Vestibular da UEM será realizado em apenas um dia e com adesão ao Sisu

Também houve a inclusão do conteúdo de Educação Física na prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS)

A partir de 2022, Vestibular da UEM será realizado em apenas um dia e com adesão ao Sisu
O Conselho aprovou as mudanças em reunião realizada durante a semana. - Foto: Divulgação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM aprovou a adesão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso na Universidade a partir do ano letivo de 2022. Na reunião realizada durante esta semana também foram estabelecidas mudanças no processo de avaliação, o Vestibular, que será realizado em dia único. 

SISU - Para o Sisu, 10% das vagas serão reservadas. A adesão pelo Sisu ao ingresso no ano letivo de 2022 engloba todos os cursos de graduação, exceto os que exigem prova de habilidade específica, como o curso de Música, e se deu para que o quantitativo de vagas ociosas na UEM fosse ocupado.

Acreditamos que podemos sempre avançar e, nesse sentido, o Sisu proporciona aos nossos jovens uma nova oportunidade de adentrar numa universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e que almeja contribuir para com os sonhos de diversos brasileiros de fazer parte do Ensino Superior Público de qualidade deste país”, defendeu a pró-reitora de Ensino da UEM, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin.  

VESTIBULAR - Além da alteração da prova de 2 para 1 dia, com duração de até cinco horas no período da tarde, o exame terá alteração no número de questões para adequação ao tempo. Também houve a inclusão do conteúdo de Educação Física na prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS), com a justificativa de que a Educação Física consta como disciplina obrigatória da área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como no Referencial Curricular do Paraná.

Sobre a mudança na aplicação do Vestibular, Maria Raquel Marçal Natali, presidente da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, explicou na melhora de logística para os vestibulandos. “Os candidatos terão maior facilidade do ponto de vista econômico com um dia de provas apenas, procedimento também adotado por outras universidades estaduais”.

Outra alteração foi quanto a forma de solicitar recursos quanto ao Gabarito Provisório. O candidato poderá fazê-lo por meio do Menu do Candidato (seguindo o estabelecido nas resoluções atuais é somente via Protocolo Geral da UEM), mantendo o prazo de 24 horas a partir da divulgação.

O candidato também poderá propor o recurso do Reexame de redação apenas no formato online via Menu do Candidato no prazo de 48 horas para que os candidatos interponham recurso em relação à nota da Redação.

VOTOS - A adesão ao Sisu foi aprovada com 96 votos a favor, 9 contrários e 7 abstenções. Já a votação para que o vestibular deixasse de ser realizado em 2 dias e fosse aplicado em apenas 1 dia, teve 99 votos a favor e 6 abstenções.

Em breve será disponibilizado no site do Vestibular todas as novas resoluções com todos os detalhes das alterações.

Maringa.Com