CLIMA

Outono chega com temperaturas amenas em Maringá; veja as previsões de 2022 para a estação

Dias acinzentados e agasalhos fora do armário, previsão do tempo aponta estação fria com possibilidade de geada em alguns pontos do Paraná

Outono chega com temperaturas amenas em Maringá; veja as previsões de 2022 para a estação
Além da previsão do tempo, no Maringa.Com também é possível acompanhar os belos visuais da cidade durante o Outono no Instagram @maringacom. - Foto: Instagram @maringacom

Com início no dia 20 de março às 12h33, a chegada do Outono é um alívio para os apaixonados por frio. Após um Verão com calor intenso e pancadas de chuva, as previsões para os próximos meses são de temperaturas amenas, muito vento e frio. O Outono será encerrado no dia dia 21 de junho, às 06h14, quando começará o Inverno.

Cada estação do ano é marcada por características únicas, determinando paisagens, hábitos e vestimentas por cerca de três meses. Depois de um intenso Verão com temperatura máxima de 40º C - ideal para aproveitar praias e piscinas - chegou a vez dos dias mais gelados entrarem em cena. 

AGASALHO EM MÃOS — Antecedendo o Inverno, a estação mais fria do ano, o Outono de 2022 promete dias gelados e ventania. Em meados de maio é prevista, ainda, a possibilidade de geada em algumas regiões do Paraná. Ou seja, a partir de agora, o agasalho se tornará um item indispensável.

Neste sábado (19) o clima em Maringá já havia mudado. Com temperaturas entre 18°C e 27°C, o sábado foi nublado registrando as últimas pancadas de chuva de Verão. Já no domingo (20), primeiro dia de Outono, o dia se manteve cinza com muita garoa e pancadas isoladas. O outono paranaense é marcado por pouca chuva devido ao deslocamento de massas de ar frio e seco, então é tendência é que a frequência de chuvas seja menor a partir de agora.

O Norte do Paraná, onde fica Maringá, é, geralmente, a região em que menos chove durante os meses de abril, maio e junho. Durante os meses da estação, massas de ar frio virão em direção ao Estado, vindas da Antártica. Tal fenômeno poderá causar alertas de geada nas regiões Sul e Central do Paraná.

ALERTA GEADA — De acordo com informações do Simepar, a partir da primeira semana de maio, as chances da geada atingir qualquer região do Paraná são grandes. Em parceria com o IDR-Paraná, alertas serão divulgados por e-mail, SMS e redes sociais com até 72 horas de antecedência aos moradores de cada região - classificando as geadas como fraca, moderada ou forte - para todos se prepararem da melhor forma.

Maringa.Com