SOLIDARIEDADE

Campanha "Adote um ciclo" visa combate à pobreza menstrual com doações de itens de higiene

A campanha visa arrecadar absorventes higiênicos e descartáveis para meninas e mulheres em vulnerabilidade social, com pontos de coleta em Maringá e Sarandi

Campanha "Adote um ciclo" visa combate à pobreza menstrual com doações de itens de higiene
A ação vai até o dia 31 de março, em homenagem ao mês da mulher. - Foto: Ricardo Oliveira/Agência Cenarium

A pobreza menstrual foi uma pauta que ganhou grande relevância nos últimos anos. Você já ouviu falar sobre isso? A pobreza menstrual se refere à falta de acesso a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à higiene menstrual é um direito, e a ausência dessas condições fere a dignidade humana. A realidade de muitas mulheres é a falta de dinheiro para investir em uma rotina digna com o mínimo de condições para passar pelo período de menstruação. A falta desses insumos afeta diretamente o bem estar das mulheres. 

A pobreza menstrual envolve condições sanitárias como absorventes ou coletores menstruais, sabonetes, água, papel higiênico e infraestrutura adequada como banheiros seguros, saneamento básico e coleta de lixo.

Diante deste cenário, a menstruação, algo natural, acaba se tornando um obstáculo para aquelas em situação de pobreza.

Segundo o levantamento “Livre para Menstruar”, elaborado pelo Girl Up, em escala global, cerca de 500 milhões de meninas e mulheres possuem instalações para cuidar de sua higiene menstrual, e 1,5 milhão de brasileiras não têm sequer um banheiro em casa. O relatório também demonstra que 213 mil meninas brasileiras nem mesmo têm acesso a banheiros em condições de uso nas próprias escolas.

Com isso em mente, o Instituto Educadoras do Brasil criou, em parceria com o Grupo Educacional Eficaz, a Campanha Nacional “Adote um ciclo”. Com início em junho de 2021, o projeto tem como objetivo arrecadar absorventes higiênicos e doar para alunas de escolas públicas e comunidades vulneráveis e, assim, oferecer a elas uma vida mais digna.

A campanha visa arrecadar absorventes higiênicos e descartáveis para meninas e mulheres em vulnerabilidade social, com pontos de coleta em Maringá e Sarandi.

Além desses recursos físicos, o Projeto Adote um Ciclo também visa proporcionar uma educação mais apropriada sobre o ciclo menstrual, através de uma comunicação aberta e honesta. “Nós estamos trabalhando para realmente trazer essa educação menstrual com acesso também à informação, além da saúde e qualidade de vida”, explica Amanda Chaves, diretora e mantenedora do Grupo Educacional Eficaz.

A ação vai até o dia 31 de março, em homenagem ao mês da mulher. As instituições beneficiárias serão:

  • Instituições de Ensino – Os absorventes serão entregues aos diretores das escolas municipais, estaduais e as que ficam dentro de comunidades. Os diretores encaminharão às suas respectivas alunas.
     
  • Mulheres que vivem na periferia – Os absorventes serão entregues nas associações de bairro que ficam nas periferias e apoiam as mulheres.
     
  • UBS – Unidades Básicas de Saúde – para que sejam doadas às meninas e mulheres como incentivo a realização de seus exames preventivos para os cuidados com a saúde.

Veja a seguir os pontos de coleta disponíveis:

MARINGÁ

  • Faculdade Eficaz – Av. João Paulino Vieira Filho, 729 – Novo Centro
  • Colégio Eficaz – Rua das Camélias, 756 – Jardim San Remo
  • 44 Car Service – Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 3949 – Jardim Higienópolis
  • Clínica de Psicologia Juciane Fregadolli – Rua Santos Dumont 2314, sala 302
  • Loja ARRAZZE. Av. Pedro Taques, 1971A – Jardim Alvorada
  • Estacionamento da Laylla – Rua Santos Dumont, 2515, Centro.

SARANDI

  • Elefante Store: Rua Vaz Caminha, 352 – Parque Pioneiro
Maringa.Com com informações do Maringá Post