PROTESTO

Alunos do Instituto de Maringá fazem protesto para denunciar casos de assédio na escola

Centenas de alunos se reuniram em frente à instituição com cartazes, se reusando a entrar no colégio

Alunos do Instituto de Maringá fazem protesto para denunciar casos de assédio na escola
A informação dos próprios alunos é que mais de um estudante teria sofrido assédio por parte de professores do colégio. - Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Na manhã desta terça-feira (15) centenas de alunos do Instituto de Educação de Maringá se reuniram em frente ao colégio para protestar e denunciar supostos casos de assédio que acontecem dentro da escola. 

De acordo com informações divulgadas pela CBN Maringá, os alunos se mobilizaram para denunciar um caso de assédio que teria acontecido contra estudantes do Instituto de Educação de Maringá. A informação dos próprios alunos é que mais de um estudante teria sofrido assédio por parte de professores do colégio. 

A diretoria do colégio, no entanto, ainda não se pronunciou sobre as denúncias e durante a manhã esteve reunida com representantes do Núcleo Regional de Educação de Maringá dentro da escola. 

ATUALIZAÇÃO - 10:48

Segundo o advogado da diretora da instituição, Silvio Luiz Cordeiro Júnior, oficialmente um caso de assédio foi levado até a diretoria e as providências que cabem à instituição foram tomadas. A situação, conforme garantiu, é apurada por autoridades.

“Oficialmente, o instituto foi notificado por uma suposta acusação de assédio em 25 de fevereiro deste ano, de um aluno que foi diretamente ao Conselho Tutelar registrar uma denúncia de assédio contra um professor do instituto. Nesse dia, o colégio recebeu essa notificação oficial do conselho e na mesma data se reuniu com o aluno denunciante, com os pais desse aluno e principalmente os representantes do Conselho Tutelar, onde a equipe diretiva pegou algumas informações, a versão do aluno, dos pais, do que foi passado para o conselho. Em cima disso, do que foi colhido nesta oportunidade, foi redigida uma ata conforme manda o estatuto do colégio. Essa ata foi assinada por todos os presentes e repassada para o Núcleo de Educação de Maringá, porque o núcleo é o responsável pelo trâmite, pelo processamento desse tipo de situação. O que competia ao colégio que era escutar as partes e, em especial, o aluno denunciante. Essa parte o colégio fez, em sequência redigiu a ata e encaminhou para o núcleo”, explicou o advogado.

Segundo ele, diante do protesto desta terça-feira, o instituto está reunido com estudantes e representantes do Núcleo Regional de Educação de Maringá para esclarecer e deliberar sobre assunto. “Nesse exato momento, a equipe diretiva, junto com a equipe pedagógica, está reunida no Salão Nobre junto com alguns representantes de umas turmas do ensino médio para deliberar acerca dessa situação, ver quais apontamentos reais dos alunos, os requerimentos, para ver o que pode ser feito, tanto por eles quanto pelo colégio”, disse Cordeiro Júnior.

Na nota divulgada na noite desta segunda-feira, o Instituto de Educação Estadual de Maringá repudiou casos de assédio e destacou que a diretoria trabalha para manter um ambiente seguro para todos que frequentam a instituição.

Maringa.Com