EMPREGO

Veja quatro erros comuns que podem te fazer reprovar em um processo seletivo

Alguns deslizes simples são capazes de eliminar candidatos, principalmente se houver uma grande concorrência

Veja quatro erros comuns que podem te fazer reprovar em um processo seletivo
O processo seletivo de uma vaga de emprego pode ser considerado um jogo de acertos e erros. - Foto: Freepik

Especialistas em RH afirmam que alguns deslizes simples são capazes de eliminar um candidato no processo seletivo, principalmente se houver uma grande concorrência. Para se manter bem preparado e garantir a tão sonhada vaga de emprego, separamos quatro erros básicos que devem ser evitados em todo processo seletivo, independente da área de atuação. 

CURRÍCULO MUITO EXTENSO  — Mesmo com uma vasta quantidade de experiência, cursos e especializações no currículo, é essencial que estas informações sejam prestadas de forma sucinta e direta. Uma dica fundamental é priorizar informações recentes e relevantes para as vagas que procura. No currículo, é preciso ser objetivo, nada de textão e desabafo! 

NÃO CONHECER A EMPRESA — Mesmo que você nunca tenha ouvido falar da empresa antes de enviar o currículo, é importante se preparar caso seja solicitada uma entrevista de emprego. Pesquise em qual ramo está inserida, os serviços/produtos que oferecem e acompanhe as redes sociais para saber um pouco da história da empresa contratante. 

Conhecer o possível local de trabalho facilita que o candidato se oriente sobre quais requisitos atende e os interesses de acordo com sua área de atuação para que destaque pontos positivos e atrativos durante a entrevista.

SE ATRASAR — Não há justificativa aceitável para chegar atrasado a uma entrevista de emprego, presencial ou online. No primeiro caso, o atraso não se justifica, ainda que o trânsito esteja ruim, que esteja chovendo ou que você tenha acabado de sair de uma reunião que se estendeu além do tempo previsto. Remotamente, também não adianta apelar para a internet ruim ou para o aplicativo que teimou em atualizar bem no horário combinado. 

É necessário se preparar com antecedência e assegurar que tudo saia conforme o planejado. O atraso causa uma má impressão no entrevistador e você pode ser eliminado do processo seletivo caso alguém com o mesmo perfil tenha chegado no horário agendado.

A dica é que chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência no local da entrevista, ou caso seja online, esteja com tudo a postos um pouco antes do horário marcado. Se o atraso for inevitável, entre em contato com a empresa ou a consultoria para avisar o entrevistador o mais rápido possível. 

ROUPAS INADEQUADAS — A hora de escolher o que vestir para uma entrevista de emprego, pense na roupa de trabalho que você deveria usar em uma reunião importante daquela empresa. Roupas básicas como calça jeans, tênis e camisetas são infalíveis para não correr o risco de causar uma má impressão.Evite roupas extravagantes. A recomendação vale tanto para entrevistas presenciais quanto entrevistas online.

Em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Pelo Maringa.Com você encontra as melhores vagas de emprego de Maringá e região podendo se candidatar de maneira rápida, fácil e gratuita. 

Maringa.Com