GERAL

Curso de panificação oferece qualificação profissional

O curso profissionalizante de panificação do TEMM – Trabalho de Encaminhamento ao Menor de Maringá iniciou há um mês e já mostra bons resultados.

Os 26 alunos aprenderam vários tipos de pães e querem investir na profissão.

As aulas acontecem todas às segundas e quartas-feiras, nos períodos diurno e noturno.

O aluno Anderson Lopes está animado com o curso.

“Pretendo futuramente abrir uma panificadora.”

Já a dona de casa, Norma Batistone, quer procurar emprego na área, assim que se formar.

“Gosto muito das aulas porque aqui aprendemos na prática.” Além de aprender as receitas, depois de cada aula, os alunos podem levar os pães para casa.

De acordo com a diretora do TEMM, Lenita Tivurski, o objetivo do curso é atender às famílias que são assistidas pelo governo e proporcionar uma forma de sobrevivência.

“Atendemos aos pais de alunos de 18 a 24 anos do curso de auxiliar administrativo e pessoas da comunidade que estão desempregadas.”

O TEMM já é conhecido no município por proporcionar qualificação profissional à comunidade.

A instrutora Norma Batistone está satisfeita com o desempenho dos alunos e afirma que não vai ser difícil para conseguirem emprego na área.

“Os empresários já conhecem o trabalho de qualificação, higiene e cuidado dos cursos do TEMM, ressalta a instrutora.”

A escola profissionalizante que estava inativa desde 2002 e retomou as atividades no dia 29 de agosto deste ano, atende jovens de 14 a 18 anos incompletos, desenvolvendo cursos de profissionalização e aperfeiçoamento com o objetivo de criar oportunidades sociais e profissionais aos adolescentes.

Para melhor atendimento a Sasc reorganizou a estrutura física do local, que estava ocioso e sem manutenção e programou cursos para adolescentes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.

O espaço também abriga um Telecentro Comunitário para atendimento a crianças, adolescentes, idosos e comunidade em geral, visando a inclusão digital.

Todas as ações e cursos são estendidos às famílias dos jovens matriculados na entidade.

O cursos oferecidos para os adolescentes são de informática básica, auxiliar administrativo para produção industrial, editoração gráfica, artesanato em argila, além de outras atividades artísticas, culturais e esportivas realizadas em conjunto com as secretarias da Cultura e dos Esportes e Lazer.

Pessoas entre 18 e 24 anos também são atendidas com cursos de marcenaria, tornearia mecânica, editoração gráfica, costura reta industrial, panificação, artesanato em couro e argila e confecção de bolas em couro para cadeirantes que praticam bocha.

Este curso é realizado em parceria com o Centro de Vida Independente – CVI e os próprios cadeirantes confeccionam as bolas.