ALERTA

Com aumento na taxa de testes positivos de covid-19, Prefeitura de Maringá cancela Carnaval 2022

Nota oficial foi divulgada nesta quarta-feira (5) e leva em consideração o cenário pós festas e viagens de fim de ano

Com aumento na taxa de testes positivos de covid-19, Prefeitura de Maringá cancela Carnaval 2022
Outras cidades do Paraná como Foz do Iguaçu, Antonina e Paranaguá também cancelaram oficialmente as comemorações de 2022. - Foto: Reprodução/Ache Festas

A Prefeitura de Maringá decidiu não realizar o Carnaval 2022 devido ao aumento de casos de covid-19 no Brasil. A decisão foi divulgada por nota e tem como objetivo evitar aglomerações e aumento no contágio da doença, principalmente após as festas e viagens de fim de ano.

Confira a nota completa, divulgada na tarde desta quarta-feira (5):

“A Prefeitura de Maringá informa que não organizará o Carnaval 2022 por conta da pandemia do novo coronavírus e alta positividade apresentada recentemente em diversas cidades brasileiras e no mundo. A administração ressalta que tem monitorado os casos notificados de covid-19 na cidade diariamente, além de acompanhar todas as informações relacionadas às novas variantes do vírus.”

AUMENTO NA TAXA DE POSITIVOS — De acordo com levantamento realizado pela CBN Maringá nesta terça-feira (4), a taxa de positivados no município teve aumento de 300%. Os dados são de um dos laboratórios particulares responsáveis pela testagem. 

“A cada 100 pessoas, 15 estão positivas, mas como o aumento está gradativo, é preocupante. Veja só, no início de dezembro essa taxa estava de 2 a 3%. Quer dizer, a cada 100 pessoas, 3 positivas ou 2. Isso mudava diariamente, dependendo do dia da semana. Hoje aumentou para 15. Veja só, as pessoas estão voltando de viagem. Ainda neste final de semana Maringá não estava cheia, então esse retorno eu vejo que ainda vai aumentar mais. A tendência de aumento está muito grande”, aponta Jane Garcia, diretora técnica do laboratório, em entrevista à CBN. 

VEREADORES COBRARAM CANCELAMENTO — No dia 7 de dezembro, durante sessão ordinária, os vereadores da Câmara de Maringá votaram pelo cancelamento do Carnaval 2022.

De acordo com o autor do requerimento, vereador Delegado Luiz Alves, uma das principais justificativas era em relação ao respeito pelas famílias que perderam entes queridos para a Covid-19. “Há ainda grande risco de aumento nas infecções pelo vírus, em especial pelo grande fluxo de pessoas e aglomerações que esse evento costuma ter por natureza”, diz o requerimento.

Outras cidades do Paraná como Foz do Iguaçu, Antonina e Paranaguá também cancelaram oficialmente as comemorações de 2022. O grande Carnaval de rua do Rio de Janeiro também foi cancelado.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Maringa.Com