ECONOMIA

Procon alerta consumidores para as compras de final de ano

As dicas são para comprar produtos com melhores preços, evitar cair em golpes e ter garantias de trocas.

A foto mostra dois fiscais do procon, de costas para a câmera, em frente a uma vitrine de loja.
“É muito importante antes de realizar as compras de Natal, que os consumidores analisem seu orçamento para verificar quanto poderão gastar", alerta a coordenadora do Procon, Patrícia Parra. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

O Procon de Maringá orienta os consumidores que fazem as tradicionais compras de fim de ano. Tudo para garantir um bom Natal e virada de ano sem se surpreender com produtos danificados, pagar mais caro por presentes que estejam mais baratos em outros lugares, se endividando comprando além do que pode pagar depois e situações que acabam sendo registradas posteriormente no Procon. 

A pesquisa é a melhor ferramenta do consumidor. “É muito importante antes de realizar as compras de Natal, que os consumidores analisem seu orçamento para verificar quanto poderão gastar. Importante também pesquisar o produto porque existe muita variação de preço no mercado”, alerta a coordenadora do Procon, Patrícia Parra. 

Ela ressalta que em caso de compras no crédito ou parcelamentos em carnês, é importante verificar quantas parcelas foram registradas pela loja, qual a taxa de juros e data de pagamento. Isso para evitar cair em “armadilhas” que possam aumentar o valor do produto ou prejudicar o cliente depois. 

A nota fiscal é outra aliada do cliente. Com o documento é possível comprovar o que e quando trocou. O que dá garantia de troca ou reembolso em caso de defeito ou insatisfação. Portanto, sempre peça a nota fiscal quando comprar. 

Internet - Nas compras online é importante avaliar o site primeiro. Buscar referências de quanto tempo a empresa está no mercado, se tem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, telefone para contato. Em dúvida, melhor não comprar e buscar o produto em outro site mais confiável. 

Outro fator importante em compras pela internet é que em caso a mercadoria comprada não seja como descrita no anúncio ou tenha alguma situação que faça com que a pessoa não queira, o cliente tem até sete dias como “arrependimento” para trocar ou ter seu dinheiro de volta. Isso contando a partir do dia que o produto foi entregue para o consumidor. 

Prefeitura de Maringá