EVENTO

Começa nesta quarta-feira (8) mais uma edição da Flim, em formato híbrido

A oitava edição da Festa Literária Internacional de Maringá tem como tema “Memórias”

Começa nesta quarta-feira (8) mais uma edição da Flim, em formato híbrido
O evento tem abertura oficial hoje (8), às 9 horas da manhã e conta com diversificadas atrações até domingo, 12 de novembro, o último dia da feira. - Foto: Reprodução/Unicesumar

Depois de uma edição feita de maneira completamente virtual, a FLIM (Feira Literária Internacional de Maringá) retorna em formato híbrido, com painéis realizados presencialmente no CAC (Centro de Ação Cultural) e conversas mediadas por vídeo chamadas. 

O evento tem abertura oficial hoje (8), às 9 horas da manhã e conta com diversificadas atrações até domingo, 12 de novembro, o último dia da feira. Clique aqui e confira a programação completa.

O Secretário de Cultura Victor Simião afirma que as expectativas para o evento são animadoras e que a edição de 2021 da FLIM é a mais diversa da história da feira. “Nós podemos atingir pessoas de vários países e mais do que isso: fica um registro para a posteridade. Nós, pela primeira vez na história, teremos muito mais autores negros, mulheres e indígenas do que em edições anteriores”, explica.

Preparada desde março deste ano, os detalhes da oitava edição do evento foram definidos com o auxílio de membros da sociedade civil e representantes da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Maringá. Por meio dessas reuniões, foram escolhidas as atrações principais e convidados. “A comissão levanta nomes, acompanha o que tem acontecido no mercado editorial, troca ideias e, a partir disso, nós fazemos o contato e a contratação”, pontua o secretário de cultura.

De acordo com Simião, a temática “Memória” surgiu da necessidade de resgatar o passado para entender o presente, com o hábito da leitura como parte fundamental do processo de reflexão da realidade atual.

MERCADO LITERÁRIO -  Neste ano, a FLIM conta com o retorno dos tradicionais estandes das editoras. Para Angela Ramalho, representante da editora AR Publisher, o interesse dos maringaenses pela literatura, e o sucesso de vendas em outras edições, tornam as expectativas animadoras.

“A FLIM já começou grande e vem crescendo ano a ano. A última edição presencial, em 2019, foi um espetáculo. Recorde de público e de vendas”, explica Ramalho

A representante do mercado livreiro, que faz parte da equipe de uma editora sediada na cidade, pontua que um evento como a feira literária é importante para que o público passe a ter contato com os lançamentos de autores da região. “Para uma editora independente sediada em Maringá, a FLIM é a única oportunidade que temos de estabelecer contato direto com o leitor. Os autores se revezam no estande, parando os visitantes, fazendo o famoso corpo-a-corpo e oferecendo suas obras”.

As perspectivas de vendas ainda são uma incógnita, devido ao cenário pandêmico e ao caráter híbrido da feira, que permite aos leitores assistirem algumas atrações de casa. Mas, segundo Ramalho, o potencial para o mercado livreiro em Maringá e o interesse pela leitura demonstrado pelos maringaenses em outras edições da feira, demonstram que as expectativas para os dias do evento se mantêm altas. “torço para que o público compareça e que mais uma vez a FLIM se consolide como um dos maiores eventos literários do Paraná”, completa.

O Maringa.Com estará acompanhando o evento durate a semana e notícias sobre as principais atrações serão postadas nos próximos dias. Clique aqui e acompanhe tudo na seção de notícias do site.

Maringa.Com