CINEMA

Festival Varilux de Cinema Francês traz 17 filmes inéditos e um clássico para as telonas de Maringá

Festival Varilux de Cinema Francês chega a 12ª edição com exibição somente no Cineflix entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro

Festival Varilux de Cinema Francês traz 17 filmes inéditos e um clássico para as telonas de Maringá
Drama, romance, comédia, animação e documentário integram a programação. - Foto: Divulgação/Festival Varilux de Cinema Francês/Bonfilm

Consolidado como o maior evento de filmes franceses fora da França e somando mais de um milhão de espectadores em todo país desde sua criação, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a 12ª edição com exibição somente no Cineflix entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro. Drama, romance, comédia, animação e documentário integram a programação composta por dois clássicos e 17 longas-metragens inéditos e recentesentre premiados e participantes de festivais internacionais. 

"Estamos felizes em poder realizar o festival novamente este ano, com maior segurança, com a  pandemia estabilizada e os eventos culturais retornando em todos as cidades, comemora Christian Boudier, codiretor e cocurador do festival. “Para nós, que em todos esses anos trabalhamos levando a cinematografia francesa para o público de cidades de todos os tamanhos e lugares do país, é muito gratificante voltar a oferecer cultura”, completa Emmanuelle Boudier, também codiretora e cocuradora do evento. 

Os 17 longas-metragens inéditos nos cinemas formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados. Na  programação estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza  e San Sebastian. François Ozon (Está Tudo Bem), presença recorrente no Varilux; Xavier  Giannoli (Ilusões Perdidas); Emmanuelle Bercot (Enquanto Vivo); Laurent Cantet (@Arthur Rambo – Ódio nas Redes); Albert Dupontel (Adeus, Idiotas) e Jacques Audaiard (Paris, 13 Distrito) são alguns dos diretores desta edição. 

Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efira, Jérémie Renier, Pierre Niney, Pio  Marmai e jovens nomes como Noémie Merlant, Benjamin Voisin, Sami Outalbali e Rabah Naït também estarão presentes com seus últimos filmes. 

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. 

Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil; a Embaixada da França no  Brasil; as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com; as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes; e os exibidores de cinema independente de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Clique aqui e confira todos os filmes em cartaz do Festival Varilux.

Cineflix