CIDADE

Jap's 2006: atletas movimentam comércio da cidade

A 49ª edição dos Jogos Abertos do Paraná além de movimentar os locais de competição está movimentando também restaurantes, shoppings da cidade e bares que diariamente recebe atletas de alguns dos 74 municípios participantes.

Os locais que mais sentem a presença de atletas são os bares e restaurantes próximos aos colégios que servem de alojamento para as delegações participantes dos jogos.

O maior fluxo de pessoas, no entanto, está na área que compreende o Ginásio de Esportes Chico Neto até a Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Para o proprietário de um bar próximo à UEM, Paulo Antonio Vaine, a presença de atletas é nítida.

“Estamos recebendo muita gente de fora.

Com certeza os Jogos Abertos trouxe um ânimo para os donos de bares e restaurantes.

Aqui no meu estabelecimento houve um aumento nas vendas”.

Além de sair para fazer uma happy hour, os atletas também estão movimentando restaurantes da cidade, já que muitos preferem fazer suas refeições próximo ao colégio onde estão alojados do que se dirigirem ao refeitório dos jogos, montado no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

“Desde quando começaram as competições senti um aumento no número de refeições que servimos.

Todos os dias recebemos atletas que não são de Maringá”, comenta Luciano da Costa Tortorelli, proprietário de um restaurante próximo ao Ginásio Chico Neto.

Em um dos shopping center o aumento no fluxo de pessoas foi sentido, principalmente, na praça de alimentação e no espaço recreativo que oferece patinação no gelo.

“Nesta última semana o movimento foi muito bom.

Notamos que muitas pessoas de fora vieram ao shopping e prestigiaram nossa pista de patinação e a praça de alimentação.

Os Jogos Abertos sempre refletem nas vendas do local”, diz a assessora de imprensa do shopping, Ana Flávia Col, acrescentando que “creio que todos os segmentos do comércio maringaense sentiram o reflexo dos Jogos.

O setor cultural também foi beneficiado como, por exemplo, os cinemas de Maringá”.