TECNOLOGIA

App de comunicação instantânea Samu-hospital será testado no HU

De acordo com os desenvolvedores, o app oferece conexão em tempo real entre hospital e ambulância, agilizando procedimentos e até mesmo gestão de leitos

App de comunicação instantânea Samu-hospital será testado no HU
A ideia do produto surgiu das dificuldades percebidas em atender as demandas de emergência do Samu devido a problemas de comunicação. - Foto: Divulgação

Aplicativo desenvolvido por alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve facilitar a comunicação entre hospitais e ambulâncias. Essa é a proposta do Siga, Sistema Integrado de Gestão de Ambulâncias, que será testado no Hospital Universitário de Maringá (HUM). 

De acordo com os desenvolvedores, o app oferece conexão em tempo real entre hospital e ambulância, agilizando procedimentos e até mesmo gestão de leitos. A ideia do produto surgiu das dificuldades percebidas em atender as demandas de emergência do Samu devido a problemas de comunicação. Espera-se que o app traga benefícios para a organização do recebimento do paciente grave e tornar o atendimento mais eficiente.

O projeto foi desenvolvido pelo graduando em medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pedro Iora, orientado pelo professor Luciano de Andrade, e em parceria com dois estudantes de ciências da computação da UEM, os irmãos Alisson e Alan Lopes. Também houve a colaboração do enfermeiro intervencionista Luiz Mancini e o médico Marcos Bitencourt do Samu.

“O Siga é bastante simples de usar e é divido em duas partes. Uma interface web voltada para os profissionais que ficam diretamente no hospital, sendo acessível por qualquer computador com Internet; e um aplicativo mobile voltado para os profissionais do atendimento pré-hospitalar”, explica Andrade.

O orientador do projeto também ressalta que com o app será possível localizar em tempo real as ambulâncias que estão em deslocamento para o hospital, possibilitando preparo total da equipe para recebimento do paciente. “Espera-se implementar a plataforma no serviço do Samu regional Norte Novo e nos hospitais de atendimento da rede de urgência e emergência da região”, afirma.

CHAMU 192 — Existe também uma extensão da plataforma voltada para o público em geral: o CHAMU 192. Este está sendo desenvolvido pela acadêmica de medicina Julia Gabella também sob orientação do professor Luciano de Andrade em parceria com Fernando Paggi e Sérgio Filho. O aplicativo facilitará a solicitação de atendimento ao Samu com localização em tempo real do solicitante e dados pessoais.

Universidade Estadual de Maringá