EMPREGO

Veja dicas de como desenvolver proatividade e se destacar no ambiente de trabalho

É comum ouvir que profissionais proativos se destacam, mas você sabia que é possível desenvolver essa característica?

Veja dicas de como desenvolver proatividade e se destacar no ambiente de trabalho
Especialistas em RH afirmam que a proatividade pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. - Foto: StartupStockPhotoS/Pixabay

Cada vez mais as empresas buscam profissionais proativos e que, de fato, façam diferença no ambiente de trabalho. No entanto, não é tão discutida a capacidade de todos se tornarem profissionais com perfil de proatividade. A seguir, veja dicas de como desenvolver a proatividade. 

Primeiramente, vamos conceituar a proatividade. De acordo com o especialista corporativo, Alexandre Rangel, a proatividade significa solucionar problemas. “Problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos”, explica em entrevista ao Vagas. 

Rangel ainda destaca que a busca por este perfil de profissional tem se intensificado devido à falta de iniciativa de funcionários que se respaldam na terceirização da culpa. “É uma competência essencial para a liderança.”

COMO SER PROATIVO — Especialistas em RH afirmam que a proatividade pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Para isso, o primeiro passo é querer mudar e por isso aceitar feedbacks é fundamental. Segundo Rangel, diante de uma situação-problema a pessoa que quer se aperfeiçoar deve fazer as seguintes perguntas e escrever a resposta em uma folha de papel:

  1. Culpar o outro ajuda a resolver?
  2. Como você pode contribuir para melhorar a situação?
  3. Se você fosse melhorar uma pequena parte da situação você se responsabilizaria pelo que?

Ter as respostas para estas perguntas pode auxiliar na identificação de como agir e que ações tomar para dar solução ao problema ou pelo menos resolvê-lo em parte. Outros tópicos a serem considerados são:

  • Tenha clareza dos seus objetivos para guiar suas decisões;
  • Saiba qual seu papel na empresa (o que você deve entregar e o que esperam de você);
  • Conheça os seus limites e saiba com clareza até onde você pode ir;
  • Não pare de buscar novas ideias e soluções;
  • Coloque ação na sua rotina.

Essas dicas podem ser daptadas ao ambiente de trabalho que está inserido, ou que busca se inserir, para garantia de melhores feedbacks e ganhar destaque no emprego. Um profissional com proatividade – ou profissional proativo – é aquele que toma a iniciativa para evitar ou resolver problemas, pensando por contra própria e conseguindo tomar pequenas decisões no cotidiano.

Ao contrário do que se pensa, colocar a expressão “proativo” no currículo não é atrativo, pois se trata de uma característica muito subjetiva. Por isso, não é fácil demonstrar proatividade no currículo, mas é possível destacar, no resumo das suas atividades, atitudes ou ideias que você teve e de alguma forma trouxeram resultados positivos em outros empregos. 

Em busca de uma oportunidade de emprego? Clique aqui, cadastre seu currículo e candidate-se gratuitamente em inúmeras vagas disponíveis no portal Maringa.Com.

Maringa.Com