UEM

Destaque na integração de calouros e veteranos, Atléticas Acadêmicas aceitam associados

Associar-se a uma Atlética Acadêmica proporciona diversificados benefícios acadêmicos e também profissionais

Destaque na integração de calouros e veteranos, Atléticas Acadêmicas aceitam associados
Time de vôlei masculino da Atlética Acadêmica 11 de Setembro, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo Trilíngue. - Foto: Divulgação

As Associações Atléticas Acadêmicas têm um papel importante na integração entre calouros e veteranos. Além de promover o acolhimento, elas oferecem descontos na compra de produtos ou serviços de parceiros, e proporcionam atividades extracurriculares que agregam na vida pessoal, acadêmica e profissional dos discentes. 

Eduard Angelo Bendrath é chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), educador físico e doutor em Educação, para ele as atléticas são importantes pois fortalecem os vínculos sociais entre alunos de diferentes turmas, gerando valores internos de confiança, união e solidariedade. “Além disso, ampliam a bagagem cultural e esportiva de seus membros, melhorando aspectos relacionados à saúde física e mental”, explica. 

Associação Atlética Acadêmica XX de Agosto - Curso de Psicologia

Fundada em 20 de agosto de 2012, oferece, durante todo o ano letivo, treinos esportivos em quatro modalidades: vôlei, futsal, handebol e basquete. Entretanto, devido a pandemia, a atlética foi obrigada a adaptar as formas de interagir com os alunos, oferecendo eventos acadêmicos e reuniões de recepção aos calouros de forma on-line.

Desta forma, a página no Instagram serve como principal meio de interação, por meio de quiz de conhecimento. Além de já terem participado de torneios em variados jogos virtuais e desenvolverem o próprio torneio. Para este ano, estão preparando a gincana dos calouros 2020 e 2021, que era realizada na primeira semana de aula, mas dessa vez, adaptada para o formato on-line.

A atlética também possui uma bateria fundada em 2016. Em 2017, participou de uma competição de baterias universitárias e conquistou o posto de melhor mestre de baterias daquele ano. No mesmo ano formaram uma equipe de cheerleading - líder de torcida.

Os associados da atlética possuem uma série de benefícios como descontos na compra de produtos ou serviços dos mais de 20 parceiros, que são: psicólogos com diferentes abordagens; empresas de beleza e autocuidado; de comidas e bebidas; vestuário e acessórios; escola de idiomas e muito mais. Além disso, têm descontos em produtos da atlética, nos eventos e festas exclusivas para associados (indisponível no momento).

Raisa Antonelli Ushirobira é associada à atlética do curso de Psicologia. Para ela, a associação foi importante para aproximá-la do curso como um todo. “Apesar de algumas visões limitadas e estigmatizadas que uma atlética carrega, o nosso principal objetivo é representar todos os alunos do curso da Psicologia da UEM, incentivando-os a estar em todos os meios universitários, seja por meio da oferta da atividade física, da bateria, do cheerleading ou mesmo das reuniões semanais que promovem uma troca entre todos os membros, incentivando o diálogo, a interação e a comunicação entre alunos de todos os anos”.

A associação também assume uma responsabilidade social com os acadêmicos, para que eles saibam que, independentemente da situação, possam contar com um local seguro, onde qualquer aluno tem a possibilidade de relatar uma situação ou desconforto, para que em conjunto, possam intervir e viabilizar um espaço acadêmico mais acolhedor e confortável possível.

A abertura do período de inscrições é realizada uma vez ao ano, por meio de plataforma específica para associados.

Associação Atlética Acadêmica 1985 - Curso de Moda, Design, Pedagogia e Contábeis 

Com três anos de existência, em meio a pandemia, a atlética vem ofertando atividades virtuais como palestras, workshops, mini cursos, suporte aos alunos e competições de jogos virtuais.

Os principais benefícios aos associados são os descontos nos produtos da atlética, bem como em alguns restaurantes, pubs e lojas parceiras.

Para associar-se basta entrar em contato por meio do Instagram da atlética, no qual é realizado o cadastro.

“A atlética possui um papel fundamental para os alunos, ao promover uma rede de comunicação e acolhimento entre eles, principalmente com os calouros, além de proporcionar atividades extracurriculares que agregam na vida pessoal, acadêmica e profissional de cada um”, Rayssa Brito Lopes, aluna do curso de Moda.

Associação Atlética Acadêmica 11 de Setembro - Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo Trilíngue

Com 12 anos de existência a atlética desenvolve ações sociais e oferece diversas atividades, como treinos das modalidades de basquete, futebol de campo, futebol de 7, futsal, handebol, vôlei de quadra, atletismo, judô, natação, tênis de mesa, entre outros.

Devido a pandemia, os treinos das modalidades presenciais foram suspensos e houve a adaptação ao e-sport, que são as competições virtuais de jogos como Counter Strike (CS), Brawl Stars, Clash Royale, Xadrez; Pôquer, League of Legends (LOL) e Fifa.

A atlética também tem a Bateria Badelírio (Badela) que oferece treino dos instrumentos: agogô, tamborim, chocalho, caixa, repique, surdo 1 e surdo 3.      

Além do mais, os associados possuem benefícios como descontos em produtos, eventos, jogos, empresas parceiras e fila preferencial em eventos da atlética. 

“Para mim, a importância da atlética para calouros e veteranos está principalmente na integração. Os calouros chegam na Universidade muitas das vezes perdidos e com diversas dúvidas, assim, a atlética serve como um apoio para eles, já que através de grupos no WhatsApp, conversas, treinos e eventos podemos trocar informações”, Lara Marina Luca, aluna do curso de Administração. 

Para se associar basta entrar em contato com algum dos membros da diretoria (clique aqui), e nas redes sociais.

Caso tenha interesse em fazer parte da Associação Atlética Acadêmica do seu curso e ela não apareceu na matéria, entre em contato com os veteranos, ou por meio das redes sociais para saber como associar-se. 

Universidade Estadual de Maringá