COMÉRCIO

Cerca de 90,5% das empresas paranaenses pretendem abrir novas vagas de trabalho

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela CNC e Fecomércio PR, teve redução de 6,3% em abril

Cerca de 90,5% das empresas paranaenses pretendem abrir novas vagas de trabalho
Mais confiantes, os empresários paranaenses planejam contratar, repondo o quadro funcional reduzido ao longo da pandemia. - Foto: Geraldo Bubniak / AEN

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mantém o ritmo de crescimento pelo quarto mês consecutivo. O indicador passou de 120,1 pontos em agosto para 126,8 pontos em setembro. Esse é melhor resultado para o mês de setembro dos últimos dez anos.

Todos os subíndices da pesquisa tiveram elevação e estão acima dos 100 pontos e, portanto, são considerados satisfatórios conforme a metodologia do estudo.

A elevação da confiança do empresário foi motivada principalmente pelo subíndice Condições Atuais do Empresário (ICAEC), que apresentou alta mensal de 11,2% e variação anual de 111,0%.

QUADRO FUNCIONAL - Mais confiantes, os empresários paranaenses planejam contratar, repondo o quadro funcional reduzido ao longo da pandemia.

Segundo a pesquisa da CNC e Fecomércio PR, a expectativa de Contratação de Funcionários das empresas do Paraná cresceu 8,7% em setembro: 90,6% das empresas do estado pretendem abrir novas vagas de trabalho neste mês, ante 83,3% que tinham tal planejamento em agosto. Os estabelecimentos comerciais de menor porte (até 50 colaboradores) são os que mais pretendem contratar, com 90,6% de seus gestores afirmando esta tendência. Entre as empresas de maior porte, 85,7% também devem fazer novas contratações.

Com o avanço da vacinação está ocorrendo uma gradual normalização da atividade econômica. E mesmo com aumento da inflação, das taxas de juros, elevado nível de desocupação e menor poder de compra dos consumidores, os empresários paranaenses ainda assim estão otimistas, provavelmente em função da data comemorativa do Dia das Crianças, além da injeção de mais dinheiro na economia pela devolução do imposto de renda. Neste cenário, as empresas vão gradativamente retomando seus padrões de funcionamento e os empresários começam a ter mais elementos para efetuar o planejamento dos seus empreendimentos.

Em busca de uma oportunidade de emprego? Acesse Empregos Maringa.Com, cadastre seu currículo e candidate-se a diversas vagas de Maringá e região. Tudo gratuitamente!

Fecomércio PR