CULTURA

Trajetórias do Olhar: Maringá recebe exposição do Museu Oscar Niemeyer

Maringá irá receber parte das obras do acervo do Museu Oscar Niemeyer, que compõem a mostra intitulada "Trajetórias do Olhar".

A abertura da exposição será nesta quarta-feira (20), às 19h30, na sala de Exposição do Teatro Calil Haddad, com a presença da presidente do museu, Maristela Requião.

A exposição itinerante permanecerá até o dia 29 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

Esta é a primeira exposição especialmente organizada para percorrer o interior do Paraná.

A primeira iniciativa do Museu de levar obras constantes de seu acervo para fora foi com a exposição de trabalhos do artista polonês Bruno Lechowski, que viveu um período no Paraná.

Entre setembro de 2005 e janeiro deste ano, a mostra percorreu três países da Europa (Londres, Varsóvia, Cracóvia e Berlim) antes de fechar sua itinerância em Curitiba, ainda em cartaz no próprio Museu Oscar Niemeyer até o início de maio.

Obras: organizada pela equipe técnica do Museu Oscar Niemeyer, com o apoio do Governo do Paraná, a exposição "Trajetórias do Olhar" reúne 41 obras, todas pinturas (óleo sobre tela), de representativos artistas que desenvolveram suas produções no Paraná.

No conjunto, há trabalhos de alguns dos principais representantes da arte produzida no Estado, desde a década de 50 até a de 70.

Entre os 28 artistas presentes na mostra estão Theodoro De Bona, Guido Viaro, Rogério Dias, Calderari, Ida Hanemman de Campos, Euro Brandão, Violeta Franco, Leila Pugnaloni, Osmar Chromiec, Mazé e Jair Mendes, Luiz Eduardo zimmermann, Domício Pedroso, Fernando Velloso, Jefferson César, Paul Garfunkel, Nilo Previdi, Rubem Esmanhoto, Ricardo Koch, Mário Rubinski, Alberto Massuda, Wilson de A. e Silva, René Bittencourt, João Ozório Brzezinski, Euro Brandão, Álvaro Borges, Leonor Botteri e Alberto Massuda.

Informações na Secretaria da Cultura com Gesirlei pelo telefone 3901-1823.