EDUCAÇÃO

UEM oferece curso de português gratuito para imigrantes

O público-alvo são estudantes internacionais, migrantes e refugiados, tanto da comunidade interna quanto externa da UEM

UEM oferece curso de português gratuito para imigrantes
secretário Emmanuel Predestin explica que a proficiência em língua portuguesa é fundamental para estrangeiros que desejam se naturalizar. - Foto: Mileny Melo/PMM

A Secretaria de Juventude e Cidadania, estabeleceu parceria com a Universidade Estadual de Maringá, para divulgação junto à comunidade de imigrantes, do curso gratuito de Português para Estrangeiros. O público-alvo são estudantes internacionais, migrantes e refugiados, tanto da comunidade interna quanto externa da UEM. O secretário Emmanuel Predestin explica que a proficiência em língua portuguesa é fundamental para estrangeiros que desejam se naturalizar.

“Quando um estrangeiro deseja se naturalizar é a prova de que ele foi bem acolhido no Brasil. Em Maringá, estamos trabalhando para acolher a todos. A própria Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) prega que é preciso dar condições de vida digna para todos e este também é um compromisso da gestão Ulisses Maia”, explica Emmanuel Predestin. 

O secretário lembra que o aprendizado da língua portuguesa também facilita  o acesso dos imigrantes ao mercado de trabalho, a cursos de graduação e qualificação e melhora o desempenho acadêmico, além de proporcionar melhores condições de adaptação na sociedade local.  Acesse aqui o link para mais informações e inscrições no curso de Português para Estrangeiros.

Além da parceria na divulgação dos cursos, a Secretaria de Juventude e Cidadania também conscientiza os imigrantes sobre a possibilidade de ingressar em um dos cursos de graduação da UEM por meio de processo de aproveitamento de vagas remanescentes. Em breve a universidade fará a divulgação da terceira chamada do vestibular, voltada para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade. 

Alguns requisitos para entrar na UEM nas vagas remanescentes:

- Ter concluído o ensino médio ou equivalente;

- Estar dentro do prazo de até 10 anos a contar da concessão de residência no Brasil;

- Documentos: protocolo que confirme a solicitação de refúgio expedido pela Polícia Federal; Registro Nacional de Estrangeiros (RNE); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); comprovação da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); entre outros.

Datas importantes

- De 30 de agosto (após às 14h) até 31 de agosto (até às 23h59): solicitação de vagas, via site da UEM.

- Divulgação do resultado da solicitação via internet: 1º de setembro, às 14h.

- Solicitação de matrícula dos selecionados, via Internet: 1º e 2 de setembro.

- Envio de documentação do futuro aluno à UEM: até 3 de setembro de 2021.

Para mais informações e suporte acesse a Portaria da Diretoria de Assuntos Acadêmicos ou envie um e-mail para mobility@uem.br .

Prefeitura de Maringá