Com 784 casos, Maringá registra menor número de casos ativos de coronavírus em 2021
Após um período de números alarmantes, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no SUS também vem diminuindo gradualmente
Maringá registra o menor número de casos ativos de coronavírus em 2021, somando apenas 784 casos, de acordo com o último boletim divulgado neste domingo (25). Em comparação ao dia 1º de julho, quando o município somava 3.116 casos ativos, a queda é de aproximadamente 72% no número de pessoas com a doença em três semanas. O maior índice registrado neste ano foi no dia 17 de março com 4.172 casos ativos.
De acordo com a prefeitura de Maringá, os números positivos são reflexos do avanço da campanha de vacinação e dos resultados das medidas restritivas de prevenção adotadas pelo município para conter o avanço da pandemia. “Outro fator é a gestão eficiente dos recursos do Município, que dão à Prefeitura a autonomia para investir fortemente em pessoal, estrutura física, equipamentos, ampliação de leitos e insumos com o objetivo de prestar o melhor atendimento possível à população”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
OCUPAÇÃO DE LEITOS - Após um período de números alarmantes, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no SUS vem diminuindo gradualmente. Na última quinta-feira (22) foi registrada a menor taxa dos últimos 6 meses, com 57,28% de leitos ocupados. Há um mês Maringá não tem 100% de leitos ocupados de covid-19.
A curva no número de óbitos também apresentou queda de dez óbitos por semana nos últimos 22 dias. A média era de 50 óbitos entre os dias 11 de junho e 1º de julho mas passou para 25 na última semana - de 16 a 22 de julho.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
O Secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, reforça que a redução dos números não deve significar o relaxamento das medidas de prevenção e o descomprometimento com a gravidade da doença. “São dados que precisam nos motivar para seguirmos com protocolos de prevenção e alcançarmos índices melhores”, afirma Puzzi.
VACINAÇÃO - Enquanto os números de casos ativos e taxa de ocupação diminuíram, o índice da campanha de vacinação contra a covid-19 tem se destacado nacionalmente. Até o dia 22 de julho, Maringá vacinou 247.525 pessoas com a 1ª dose - 69% da população adulta. A vacinação completa com as duas doses também tem alcançado bons resultados, com 20% da população adulta de Maringá imunizada (74.069 pessoas).
Os números poderiam ser ainda melhores se o Governo Estadual e Governo Federal enviassem mais imunizantes ao município, que atualmente estão em falta. “Maringá já mostrou a capacidade e eficiência para vacinar mais de 10 mil pessoas em apenas um dia”, ressalta o prefeito Ulisses Maia.