CULTURA

"Convite à Música" apresenta recital de piano erudito

O “Convite à Música” desta quinta-feira (14) irá apresentar um recital de piano erudito com o músico Rafael Montorfano Franco.

A apresentação será no Auditório Shizuko Miyamoto (Luzamor), às 21 horas, com entrada gratuita.

O projeto “Convite à Música” é uma parceria da Secretaria da Cultura de Maringá, do curso de Graduação de Música da UEM e da Fundação Luzamor.

Para a secretária da Cultura, Flor Duarte, “este é um dos principais projetos culturais implementados nesta administração, que vem recebendo grande destaque por atrair grupos de todo o Brasil”.

Rafael Montorfano Franco iniciou seus estudos musicais aos seis anos em Maringá.

Formou-se em piano erudito (conservatório) depois de dez anos de estudo, aos quinze anos.

Neste meio tempo fez aulas de teoria musical, harmonia, história da música e didática musical (pedagogia).

Durante dez anos teve aula com uma única professora, Lyzandra Zenni.

Um pouco antes de concluir os estudos de piano erudito, começou a participar de festivais e workshops de Piano Popular e Harmonia Popular.

Participou de várias edições do Studio Ópera & Festival de Câmara de Maringá e do Festival de Música de Londrina, nos quais teve aulas de piano com professores como Silvia Góes (SP), Jeff Sabbag (PR), Dario Galante (RJ), Rafael dos Santos (SP) e Jeff Gardner (EUA).

Fez curso de Harmonia e Improvisação durante dois anos com Carlos Ribeiro (ex-baixista do Dr. Cipó).

Em 2003 ingressou no curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - instrumento Piano.

Na Unicamp formou vários grupos com diversos músicos-estudantes de todo o país.

Teve aulas de piano popular dentro da instituição com Gogô (Hilton Valente) e Rafael dos Santos, e particulares com Bebeto Von Buetnner e Hércules Gomes.

Nas aulas de prática instrumental teve professores como Paulo Braga e Mário Campos (professores também do conservatório de Tatuí) e aulas com o violonista Ulisses Rocha e o baterista Rogério Boccato.

Tem vários projetos musicais passeando por muitos estilos e gêneros diferentes, da MPB ao Rock, passando pela Música Instrumental Brasileira, Eletrônica, Erudita, Jazz, entre outros.

É idealizador e arranjador da banda Buarquenrol, que toca as músicas de Chico Buarque em versões Roquenrol e é arranjador-compositor no octeto de música instrumental Lelê de Candonga.

É co-compositor e tecladista do Eletrogroove, banda que busca a sonoridade da música eletrônica com o improviso, sentimento e entrosamento somente alcançado pela execução humana.

No recital de piano solo, Montorfano dialoga com a platéia verbal e musicalmente colocando em voga as questões: “O que é música popular e o que é música erudita?”.

Programação:

- Pour Elise - Beethoven

- Doide - Denis Nassar

- Noturno em Fm - Chopin / Bicho de sete cabeças - Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha

- Pesqueiro em São José / Cristal - Cesar Camargo Mariano

- Jongo - Lorenzo Fernandes

- Choro n.1 - Montorfano

- Baião Malandro / 7 anéis / Frevo Rasgado - Egberto Gismonti

- Sonatine - Edno Krieger