UEM

Comitê analisa protocolos para retorno às aulas presencias

Documentos têm orientações da Sesa e serão enviados ao CEP para deliberação; aulas retornarão em cinco fases

Comitê analisa protocolos para retorno às aulas presencias
A proposta apresenta uma possibilidade de retorno, quando possível, que considera cinco fases: fase 1 (roxa), fase 2 (vermelha), fase 3 (laranja), fase 4 (amarela), fase 5 (verde) e “novo normal”. - Foto: Divulgação

O Comitê de enfrentamento à Covid-19 na Universidade Estadual de Maringá (UEM) analisou os protocolos de biossegurança destinados aos discentes e servidores da universidade. Protocolos foram examinados durante a última semana seguindo as normas da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) e serão encaminhados para deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).

A proposta apresenta uma possibilidade de retorno, quando possível, que considera cinco fases: fase 1 (roxa), fase 2 (vermelha), fase 3 (laranja), fase 4 (amarela), fase 5 (verde) e “novo normal”. As fases levam em conta a matriz de risco adotada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maringá e que é monitorada constantemente pelo Grupo Complex-Lab do Programa de Pós-Graduação em Física da UEM.

Os dados relativos à matriz de risco são divulgados diariamente por meio do boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura de Maringá, que define a taxa de transmissão a partir do número de pessoas positivadas e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Levando em conta estas informações, há a possibilidade de retomada gradual e escalonada das atividades presenciais apenas na fase amarela, onde há um risco moderado de contaminação por Covid-19, o que ainda impõe restrições”, avalia Alessandro Santos da Rocha, Chefe de Gabinete da Reitoria e Presidente da Comissão de Acompanhamento.

Na fase amarela as disciplinas teóricas serão ofertadas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), assim como todas as outras disciplinas práticas que puderem permanecer nessa modalidade de ensino. Entretanto, a decisão depende do CEP.

Para um eventual retorno, recomenda-se garantir prioridade à volta gradual presencial para as disciplinas práticas das séries finais dos cursos, conforme planejamento dos cursos e centros de ensino.

Os protocolos foram definidos tendo como referência o Decreto Estadual nº 6/637 de 20 de janeiro de 2021 e os manuais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Retorno aos graduandos da área da Saúde

Nesta quarta-feira (7), o CEP votou o parecer n.º 019/2021- do Gabinete da Reitoria- CGE), que prevê o retorno presencial dos conteúdos programáticos práticos das disciplinas curriculares profissionalizantes dos cursos afetos ao Centro de Ciências da Saúde. 

Universidade Estadual de Maringá