ALERTA

Prefeitura orienta que população verifique a etiqueta de vacinação, confirmando a validade das doses

De acordo com o Secretário da Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, "o lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose"

Prefeitura orienta que população verifique a etiqueta de vacinação, confirmando a validade das doses
Exemplo de etiqueta de vacinação a ser conferido com as seguintes informações: empresa, data, lote, validade, local e responsável pela aplicação. - Foto: Arquivo pessoal

Após notícia denunciando a aplicação de doses vencidas em todo o país, sendo Maringá a suposta líder do ranking, a prefeitura da cidade convocou uma coletiva de imprensa e justificou o erro nas datas como um atraso no cadastramento das doses aplicadas nas plataformas do governo Federal, garantindo que nenhuma dose vencida foi aplicada nos maringaenses.

Na coletiva estavam presentes o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, o vice-prefeito Edson Scabora, o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, e a coordenadora da Sala de Vacinas, Edilene Goes. 

"Nossa equipe trabalha com maior cuidado. Não tivemos nenhum tipo de problema, de logística. E vacinamos dentro do prazo", secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi.

Para não restarem dúvidas, o secretário orienta que os maringaenses verifiquem a etiqueta de vacinação onde contém o nome da fabricante, número do lote, validade, local de aplicação e profissional responsável. 

"A Prefeitura de Maringá afirma que todas as doses enviadas pelo Governo Federal foram aplicadas dentro do prazo de validade na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde mantém um processo de verificação da validade das vacinas que começa no recebimento da nota fiscal das mesmas, inserção no sistema e verificação no envio para as unidades de saúde e no momento da aplicação que tornam quase impossível o uso das mesmas fora do prazo de validade"

ENTENDA - Um levantamento de dados realizado pelo portal Folha de São Paulo constatou que, de acordo com registro de dados oficiais do Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade em diversas cidades do Brasil - incluindo Maringá, que esteve listada como líder em aplicação de doses vencidas. 

Sobre o caso, antes da coletiva de imprensa, a prefeitura havia soltado um comunicado afirmando que não houve aplicação de vacinas vencidas na população. “O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS" detacava a nota.

Maringa.Com