SAÚDE

Academias da Terceira Idade - ATIs

Maringá, que já conta com quatro Academias da Terceira Idade – ATIs, deverá ganhar mais duas até o final de setembro.

Com grande aprovação nas unidades já instaladas, agora será a vez do distrito de Floriano e do Parque do Ingá terem as suas academias.

A administração municipal pretende inaugurar uma ATI por mês, até o final do mandato.

A iniciativa é inédita no Brasil e vem despertando interesse de muitos municípios por todo o país.

Em agosto as ATIs foram apresentadas durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Rio de Janeiro, no estande de Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.

Recentemente, em uma mostra de Maringá em Brasília, prefeitos de cidades de diversas regiões conheceram alguns dos aparelhos das ATIs e se interessaram pela proposta implantada em Maringá.

As academias são uma das ações que incluem Maringá entre os 30 municípios brasileiros a fazerem parte da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, e ser a única do Paraná nesta categoria.

As ATIs seguem o modelo adotado em Pequim, na China.

Lá as academias foram implantadas há 10 anos e hoje somam mais de 2,5 milhões de adeptos.

Cada unidade da ATI tem 10 aparelhos.

Com isso, é possível fazer exercícios para fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria de músculos do corpo humano.

A grande vantagem da Academia da Terceira Idade é que o ritmo e a quantidade é deteminada pelo praticante.

A maioria dos aparelhos usa a força da pessoa para movimentá-lo.

Apesar da facilidade da prática dos exercícios, as pessoas são acompanhadas por profissionais das secretarias municipais da Saúde e dos Esportes e Lazer.

São professores de Educação Física, fisioterapeutas, enfermeiras e geriatras, que orientam sobre qual a maneira correta de se usar os equipamentos da ATI.

A próxima ATI será a de Floriano, programada para ser inaugurada dia 24.

A do Parque do Ingá ainda terá a data redefinida, uma vez que as obras, que seriam entregues no domingo (10) sofreram atraso por causa das chuvas da última semana.