TEMPO

Registrando 49°C, onda de calor atinge Canadá e já soma mais de 480 mortos

As principais vítimas são os idosos

Registrando 49°C, onda de calor atinge Canadá e já soma mais de 480 mortos
Foto de criança se refrescando na província da Colúmbia Britânica. - Foto: Don MacKinnon/AFP

Enquanto uma onda de frio atinge o Brasil, no Hemisfério Norte as altas temperaturas têm feito os norte-americanos e canadenses sofrerem. O cenário mais preocupante se dá principalmente no Canadá, onde mais de 400 pessoas morreram devido à onda de calor - que chegou a atingir 49.6ºC no dia 30 de junho. 

As mortes ocorrem em um período de constantes recordes de altas temperaturas na região da Colúmbia Britânica. Além dos óbitos existem outros transtornos causados pela alta temperatura na região predominantemente fria. Incêndios assolam as vegetações em diferentes regiões, o asfalto entorta e até mesmo cabos de bondes estão derretendo. 

A maior temperatura registrada pelo Canadá era 45º C, em julho de 1937. No entanto, nos últimos dias houve uma sucessão de recordes batidos: no dia 27 de junho, os termômetros registraram 46.6°C; no dia 29, as temperaturas bateram 47,9ºC e, ontem (30), atingiram 49,6ºC na cidade de Lytton.

De acordo com o meteorologista Scott Duncan, em seu Twitter, “nunca houve um registro desse nível de calor em um local tão ao norte do planeta Terra, conhecido pelas temperaturas baixas”.  

Como comparação, podemos apontar o Brasil, um país tropical, onde a temperatura máxima registrada foi de 44,7°C, em 2005 na cidade de Bom Jesus do Piauí. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Ao todo já são contabilizadas 486 mortes, de acordo com a CNN, desde sexta-feira (25). "Desde o início da onda de calor no final da semana passada, o Serviço Legista da Colúmbia Britânica viu um aumento significativo nas mortes registradas, e suspeita-se que o calor extremo tenha contribuído", disse a legista-chefe da província, Lisa Lapointe, em comunicado.

"A exposição ao calor excessivo no ambiente pode levar a resultados graves ou fatais, especialmente em pessoas mais velhas, bebês, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas", acrescentou o comunicado.

As principais vítimas são os idosos. A polícia segue pedindo às pessoas que verifiquem seus entes queridos e vizinhos, enquanto a onda de calor continua.

Maringa.Com