Projeto cultural online oferece capacitação para artesãos de Maringá
Além desta ação, outras cinco oficinas serão ministradas por alguns dos cooperados da Macuco - Maringá Cultural Cooperativismo nas áreas de cerâmica, escultura em biscuit e muito mais
Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do projeto "A arte e a identidade do artesanato de Maringá". A gestora e produtora de conteúdo Rose Meusburger, responsável pelo canal "Elaborando Projetos - Sociais e Culturais", que tem mais de 100 mil inscritos no YouTube, fará uma capacitação para artesãos locais que atuem há pelo menos um ano na cidade. As inscrições podem ser feitas na plataforma Maringá Cultura, na aba de oportunidades e é gratuita.
A atividade será online, entre os dias 26 e 30 de julho, e vai funcionar como uma consultoria especializada com carga horária total de 20 horas, dividida em cinco aulas para 30 pessoas. A ideia é descobrir os principais traços da identidade cultural local e o perfil pessoal dos participantes, promovendo um processo colaborativo de aceleração de negócio.
Todos os participantes serão acompanhados pela coordenação do projeto, de modo que tenham condições de colocar em prática os conhecimentos adquiridos por meio do desenvolvimento de novos produtos, que farão parte de uma exposição de encerramento e do catálogo oficial do projeto, com ampla distribuição pela cidade.
O PROJETO - O projeto "A arte e a identidade cultural do artesanato de Maringá" é realizado pela Macuco – Maringá Cultural Cooperativismo, sob responsabilidade da cooperada Laura Chaves. Contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, prossegue até o mês de setembro. Trata-se de um amplo programa de desenvolvimento do artesanato com identidade maringaense, por meio de ações de capacitação dos artesãos, oficinas para a comunidade, exposição e elaboração de catálogo de produtos.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Entre os objetivos gerais da iniciativa estão a valorização dos artesãos locais, contribuindo para a divulgação, potencialização das vendas, desenvolvimento de identidade e formação de novos artesãos. "Essas ações vem atender aos artesãos que anseiam por melhorar seu material, de forma que seu trabalho possa dizer algo a quem gosta e compra. O produto tem que contar uma história, trazer uma memória afetiva, seja com o local, seja com determinada situação. É justamente essa a força do artesanato", comenta a idealizadora e coordenadora do projeto, Laura Chaves.
Ela conta que a ideia surgiu durante sua gestão como presidente da Macuco, entre 2016 e 2018, após detectarem um problema. Na época ela começou a acompanhar grupos de artesãos cooperados às feiras de artesanato e se incomodou com uma grande quantidade de produtos parecidos e sem uma identidade com a cidade, que muitas vezes resultava em poucas vendas. O projeto foi pensado para contribuir na resolução desse problema.
Além desta ação, outras cinco oficinas serão ministradas por alguns cooperados da Macuco nas áreas de cerâmica, escultura em biscuit com massa de modelar (porcelana fina), confecção e modelagem de bijuterias em cerâmica, confecção de moldes de gesso e de objetos de cerâmica e customização de peças e sustentabilidade por meio de reciclagem. Todas as informações podem ser encontradas no site na aba de oportunidades ou no instagram @arteidmga