ESPORTE

Amavôlei, time maringaense, garante vaga na elite da Superliga Feminina

Técnico e capitã do Amavôlei falam sobre as expectativas para a estreia na temporada 2021/2022

Amavôlei, time maringaense, garante vaga na elite da Superliga Feminina
A equipe maringaense liderava o Grand Prix e teve a vaga na Superliga Feminina garantida para o próximo campeonato.  - Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, Maringá terá um time representando a cidade na elite da Superliga Feminina de Vôlei. O Amavôlei Maringá foi consagrado campeão da Superliga B Feminina de 2021 no dia 29 de março após a decisão da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) de encerrar as competições devido ao preocupante cenário da covid-19. A equipe maringaense liderava o Grand Prix e teve a vaga na Superliga Feminina garantida para o próximo campeonato. 

O técnico-gestor da equipe, Aldori Gaudencio Júnior, destacou que no início da trajetória no Grand Prix a equipe não tinha conhecimento sobre os adversários e que as vitórias foram conquistadas a partir de estratégias próprias que valorizavam os pontos fortes do time. Na final, a equipe mudou a estratégia e focou nos pontos “fracos” do adversário. “Conseguimos materiais das outras equipes aí nós conseguimos jogar em cima do que nós detectamos que seria as dificuldades deles [adversários]”.

Sobre o cancelamento do campeonato, Aldori afirma que a equipe não estava esperando por essa decisão, mas após um consenso unânime entre todos os técnicos perante a paralisação de treinos, foi decidido o cancelamento da segunda fase. 

A capitã do Amavôlei, Amanda Danielli da Silva, já imaginava que garantir uma vaga na Superliga A não seria uma tarefa fácil e afirma que com a conquista, o objetivo da equipe é manter os pés no chão e competir com humildade “Nesse primeiro ano de Maringá na Superliga Feminina a gente sabe que ficando entre os oito, classificando, pra nós já vai ser muito especial. Mas nós vamos entrar com os pés no chão, com bastante humildade para construir uma trajetória a longo prazo”.

O próximo passo, de acordo com Aldori, é se manter na Superliga A e estabelecer uma trajetória como time de elite. “Buscamos nos manter na Superliga A para não ser aquele time que sobe e desce. Nesse momento queremos participar da Superliga A e nos manter firmes ano após ano ganhando credibilidade e atraindo novos investidores para aí sim buscarmos novos objetivos” finaliza.

A classificação final para a Superliga A consagrou o Amavôlei Maringá em primeiro lugar, o Renata Country Club Valinhos em segundo, e o Bluvôlei/Furb/SME (SC) em terceiro. O Sesc RJ Flamengo (RJ) foi o quarto lugar, o Minas Náutico (MG) ficou na quinto lugar e o Feac/AFV Franca (SP) em sexto. O Bradesco Esportes foi o sétimo e o Itajaí Vôlei (SC), como oitavo lugar.

Jornalismo na Web