Universidade Estadual de Ponta Grossa promove visita virtual ao Buraco do Padre
O evento será em 24 de abril, das 16 às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube
A Universidade Estadual de Ponta Grossa vai proporcionar uma experiência diferente ao público em geral e aos que têm foco no conhecimento científico e geológico. No dia 24 de abril haverá uma visita virtual ao Geossítio Buraco do Padre. O evento acontecerá ao vivo, das 16 às 17 horas, com transmissão pelo Youtube.
A iniciativa é do Departamento de Geociências da universidade, juntamente com o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), do Departamento de Turismo, em parceria com o Parque de Natureza Buraco do Padre e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe).
De acordo com o professor do curso de Geografia, Gilson Burigo, o patrimônio geológico dos Campos Gerais é famoso nacionalmente, e como tem sido objeto de diversas pesquisas da UEPG e do Gupe, o grupo privilegiou o Buraco do Padre como local para visitação virtual. A UEPG, acrescenta Burigo, tem uma longa tradição em pesquisas e formação de recursos humanos em temas geocientíficos, com grande destaque nas áreas de geoconservação, geoturismo e divulgação em geociências.
“Por isso temos docentes, discentes e egressos com vínculo robusto junto às entidades organizadoras do Geodia (evento do qual a visita virtual faz parte)”, afirma
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Burigo adianta que o grupo pretende avançar na divulgação de geociências como um conhecimento fundamental para a sociedade. “Em termos locais, pretendemos reforçar a necessidade de conservar as áreas especiais do patrimônio geológico, os chamados geossítios, destacando seu valor cênico, ecológico, cultural, mas principalmente seu valor para a ciência, educação básica e superior”, completa.
O evento faz parte da programação do 1º Geodia, que é inspirado no encontro similar espanhol Gelodía. O encontro virtual inicia às 9 horas, com 12 atividades simultâneas e participação de diferentes grupos e entidades de todas as regiões do Brasil.
Durante a transmissão, geocientistas terão espaço para responder questões sobre temas geológicos, geomorfológicos e de geoconservação. As perguntas podem ser enviadas previamente pelo e-mail gupe.espeleo@gmail.com ou durante a transmissão. A programação completa está no site do Geodia.