TURISMO

Universidade Estadual de Ponta Grossa promove visita virtual ao Buraco do Padre

O evento será em 24 de abril, das 16 às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube

Universidade Estadual de Ponta Grossa promove visita virtual ao Buraco do Padre
Geocientistas terão espaço para responder questões sobre temas geológicos, geomorfológicos e de geoconservação. - Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa vai proporcionar uma experiência diferente ao público em geral e aos que têm foco no conhecimento científico e geológico. No dia 24 de abril haverá uma visita virtual ao Geossítio Buraco do Padre. O evento acontecerá ao vivo, das 16 às 17 horas, com transmissão pelo Youtube.

A iniciativa é do Departamento de Geociências da universidade, juntamente com o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), do Departamento de Turismo, em parceria com o Parque de Natureza Buraco do Padre e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe).

De acordo com o professor do curso de Geografia, Gilson Burigo, o patrimônio geológico dos Campos Gerais é famoso nacionalmente, e como tem sido objeto de diversas pesquisas da UEPG e do Gupe, o grupo privilegiou o Buraco do Padre como local para visitação virtual. A UEPG, acrescenta Burigo, tem uma longa tradição em pesquisas e formação de recursos humanos em temas geocientíficos, com grande destaque nas áreas de geoconservação, geoturismo e divulgação em geociências.

“Por isso temos docentes, discentes e egressos com vínculo robusto junto às entidades organizadoras do Geodia (evento do qual a visita virtual faz parte)”, afirma

Burigo adianta que o grupo pretende avançar na divulgação de geociências como um conhecimento fundamental para a sociedade. “Em termos locais, pretendemos reforçar a necessidade de conservar as áreas especiais do patrimônio geológico, os chamados geossítios, destacando seu valor cênico, ecológico, cultural, mas principalmente seu valor para a ciência, educação básica e superior”, completa.

O evento faz parte da programação do 1º Geodia, que é inspirado no encontro similar espanhol Gelodía. O encontro virtual inicia às 9 horas, com 12 atividades simultâneas e participação de diferentes grupos e entidades de todas as regiões do Brasil.

Durante a transmissão, geocientistas terão espaço para responder questões sobre temas geológicos, geomorfológicos e de geoconservação. As perguntas podem ser enviadas previamente pelo e-mail gupe.espeleo@gmail.com ou durante a transmissão. A programação completa está no site do Geodia.

Agência Estadual de Notícias