CORONAVÍRUS

Prefeitura de Francisco Beltrão compra usina de oxigênio para garantir abastecimento

O prefeito explicou que a cidade dependia da produção do oeste catarinense, e por isso havia a insegurança de que o insumo pudesse faltar em Francisco Beltrão

Prefeitura de Francisco Beltrão compra usina de oxigênio para garantir abastecimento
“Houve um momento, dias atrás, que nós não tínhamos certeza do abastecimento de oxigênio para a nossa região. E isso nos preocupou. Confesso que algumas noites não conseguimos dormir pensando nessa possibilidade” afirmou o prefeito. - Foto: Divulgação

Temendo a falta de oxigênio para atender pacientes com quadros graves da covid-19, o município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, comprou uma usina para garantir o abastecimento.

Em entrevista ao Paraná Portal, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) disse que os equipamentos já estão operando 24 horas por dia para fornecer o gás à Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

“Já está instalada na UPA e funcionando. Compramos de forma muito rápida e foi um importante investimento que depois vai abastecer a unidade permanentemente. Então, isso nos deu certa tranquilidade”, disse Fontana.

Citando o que aconteceu em Manaus ou, anteriormente, no norte da Itália, o prefeito explicou que a cidade dependia da produção do oeste catarinense, e por isso havia a insegurança de que o insumo pudesse faltar em Francisco Beltrão.

“Houve um momento, dias atrás, que nós não tínhamos certeza do abastecimento de oxigênio para a nossa região. E isso nos preocupou. Confesso que algumas noites não conseguimos dormir pensando nessa possibilidade”.

O prefeito de Francisco Beltrão lembra do dia em que o município esteve mais próximo de sofrer com a falta do gás para os pacientes internados. Foram horas de tensão e medo de que o carregamento não chegasse em tempo.

“Teve um dia, por exemplo, que o oxigênio terminaria às 18h. Sabe aquela história de andar com o carro na reserva? E o caminhão que faria a entrega ainda estava na distribuidora a três horas de Francisco Beltrão, em Chapecó (SC)”.

“Se instaurou o caos. Para a nossa satisfação, aquele estoque de oxigênio conseguimos administrar até as 22h, quando o caminhão chegou. Então a usina nos dá essa segurança de que não vai faltar”, completou Cleber Fontana.

FRANCISCO BELTRÃO TEM ALTA INCIDÊNCIA DE COVID-19 - A oitava regional de saúde do Paraná, com sede em Francisco Beltrão, é a quinta com a maior incidência de covid-19. São 8.710 casos para cada 100 mil habitantes, de acordo com o informe epidemiológico mais recente da Sesa.

Em entrevista ao Paraná Portal, o prefeito Cleber Fontana disse que os números variam semana após semana, e que é função dos municípios administrar as medidas de contenção adequadas para cada momento.

Mais de um ano desde a chegada da pandemia, ele cita a dificuldade de convencer a população da necessidade das medidas que restringem a circulação. “Estamos todos cansados, mas é necessário”, pontuou o prefeito de Francisco Beltrão.

Fontana reforçou, ainda, que o momento é de cooperação entre municípios e estados, citando a boa relação do município com seus vizinhos paranaenses e catarinenses.

Paraná Portal