VESTIBULAR

Federal do Paraná considera possibilidade de vestibular em fase única

Na semana passada, a instituição definiu o calendário acadêmico de 2020 e 2021, que foi profundamente impactado pelos desdobramentos da pandemia

Federal do Paraná considera possibilidade de vestibular em fase única
Por enquanto, eles enfrentam os vários adiamentos da data. - Foto: Divulgação

Em meio a um momento de incertezas sobre a pandemia do coronavírus no Brasil, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) não descarta a possibilidade de mudar a dinâmica do vestibular para apresentar um processo seletivo em fase única.

Na semana passada, a instituição definiu o calendário acadêmico de 2020 e 2021, que foi profundamente impactado pelos desdobramentos da pandemia.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, o cenário atual é móvel e “muito complicado”.

Uma das principais preocupações é o vestibular da UFPR. Milhares de candidatos aguardam a definição envolvendo uma possível data para realizar o concurso.

Por enquanto, eles enfrentam os vários adiamentos da data. A última previsão era de que as provas fossem realizadas no dia 28 de março, mas mais uma vez foram adiadas por causa do dramático avanço dos casos de Covid-19 no Paraná no último mês.

Depois de analisar as possibilidades com o Conselho de Ensino e Pesquisa, o reitor da UFPR disse que a expectativa é realizar a seleção no mês de julho, já que o calendário acadêmico prevê o início do ano letivo de 2021 em setembro.

A instituição também discute adaptações. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que a estrutura do vestibular, com a realização de duas fases, foi definida antes da pandemia. Por isso, dependendo do cenário nos próximos meses, os novos estudantes da Universidade Federal do Paraná podem ser selecionados em fase única.

Aproximadamente 30 mil candidatos tiveram as inscrições homologadas. Eles devem disputar uma das 5.383 vagas oferecidas pela instituição em 127 opções de curso.

Paraná Portal