DECRETO

Com queda no número de casos mas com UTIs ainda lotadas, decreto restritivo é prorrogado em Maringá

O decreto 710/2021 será prorrogado por mais uma semana, até as cinco horas da manhã do dia 13 de abril

Com queda no número de casos mas com UTIs ainda lotadas, decreto restritivo é prorrogado em Maringá
O Comitê de Enfrentamento debateu e o pensamento é que, se o ritmo de queda de novos casos continuar e se houver melhora na ocupação de leitos de UTI, na próxima semana a Prefeitura poderá flexibilizar algumas medidas. - Foto: Divulgação

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Maringá se reuniu neste domingo (4), com participação do prefeito Ulisses Maia, do vice, Edson Scabora, e vários secretários. Nesta segunda-feira (5), será editado novo decreto prorrogando o atual com pequenas alterações. 

De acordo com a Prefeitura de Maringá a "manutenção do decreto é uma medida fundamental para garantir que o quadro de redução dos números negativos da pandemia seja mantido. A conclusão é que as atuais medidas para garantir o distanciamento social no município têm alcançado resultados positivos, com a diminuição de casos positivados. O principal problema hoje é a lotação das UTIs, principalmente devido ao aumento no tempo de internação dos pacientes". 

Ainda foi destacado que boa parte dos internados é formada por pacientes entre 30 e 50 anos que têm resistência maior e por isso permanecem mais tempo internados. Uma das preocupações da Secretaria de Saúde é com o potencial de aumento na contaminação devido a festas familiares durante a Semana Santa.

O decreto 710/2021 será prorrogado por mais uma semana, até as cinco horas da manhã do dia 13 de abril. O texto terá somente 2 alterações: a prefeitura vai seguir o Superior Tribunal Federal que determinou a abertura de templos e igrejas com 25% da capacidade para público presencial. Outra mudança é a liberação de uso das academias em condomínios e clubes sociais com agendamento prévio e uso de 30% da capacidade do local.

O Comitê de Enfrentamento debateu e o pensamento é que, se o ritmo de queda de novos casos continuar e se houver melhora na ocupação de leitos de UTI, na próxima semana a Prefeitura poderá flexibilizar algumas medidas.

Maringa.Com