TRÂNSITO

Estacionamento Regulamentado: Cartões do EstaR devem ser adquiridos nos quiosques

A ampliação da exigência do cartão do Estacionamento Rotativo Regulamentado – EstaR – teve início neste sábado, dia 26, no período das 9 às 12 horas, na área central da cidade.

Para evitar contratempos aos usuários do sistema, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) efetuará a venda de cartões de estacionamento apenas nos seis quiosques e seis postos de venda no comércio.

“Os orientadores do EstaR não estarão vendendo cartões no sábado, por isso pedimos a compreensão dos usuários e solicitamos para que os cartões sejam adquiridos com antecedência ou no próprio sábado apenas nos seis quiosques e seis postos de venda disponíveis”, recomenda o secretário Valdir Pignata.

Segundo o secretário, os seis quiosques para venda e regularização estão localizados no canteiro central da esquina das avenidas São Paulo e Brasil, na esquina da Brasil com a Herval, no antigo módulo da Polícia Militar da Praça Raposo Tavares, na Praça Napoleão Moreira da Silva – em frente à Caixa Econômica Federal – e no canteiro central da esquina da Avenida Brasil com a Avenida Parigot de Souza.

Já os postos de venda de cartões estão na Julinha's Aviamentos – localizada à Rua Santos Dumont, 2.230; Farmácia Santo Antonio – Avenida Cidade de Leiria, 261; Drogaria Nacional – Avenida Brasil, 4216; Farmácia Brasília – Avenida Brasil, 4.324; Farmácias Farma & Cia. - Avenida Paraná, 61 e Madrid Cópias – Rua Néo Alves Martins, 2.670.

Uma campanha de conscientização aos usuários, aliada a um trabalho de consultas desenvolvido na manhã do último sábado, revelaram que a exigência da apresentação do cartão do EstaR também aos sábados tem aprovação de 80% dos motoristas e clientes do comércio maringaense.

Para a Setran a iniciativa tem a finalidade facilitar o estacionamento e democratizar a rotatividade das vagas no dia da semana em que o comércio da cidade recebe muitos compradores e visitantes de cidades da região.

Conforme o Decreto 1330/2001, o sistema EstaR estabelece 30 minutos de tolerância sem o uso de cartão e o máximo de duas horas de permanência, com cartão, na mesma vaga.

Também é permitido o tempo máximo de duas horas de estacionamento na mesma quadra.

A ampliação da fiscalização do EstaR para os sábados é uma antiga solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá (Sivamar).

Mais informações: 3221-8500 (Setran)