CONCURSO

UFPR faz mudanças no Núcleo de Concursos após suspensão da prova da Polícia Civil

A mudança repentina no NC (Núcleo de Concursos) pode, inclusive, afetar a realização do Vestibular de Verão da UFPR 2020/2021

UFPR faz mudanças no Núcleo de Concursos após suspensão da prova da Polícia Civil
Na nota, divulgada no site do Núcleo de Concursos, a UFPR informou que alguns fatores prejudicaram a realização das provas. - Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) anunciou neste domingo (21), por meio de nota, que vai reestruturar e substituir, de forma imediata, a coordenação do Núcleo de Concursos da universidade, após o cancelamento do concurso da Polícia Civil, horas antes do início da aplicação das provas.

O anúncio, feito na madrugada desta segunda-feira (22), surpreendeu 106 mil inscritos. Muitos viajaram de outros estados, em meio à pandemia do coronavírus, exclusivamente para participar do concurso. Alguns inscritos, inclusive, sequer souberam da suspensão e encontraram os portões fechados nos locais de prova.

A mudança repentina no NC (Núcleo de Concursos) pode, inclusive, afetar a realização do Vestibular de Verão da UFPR 2020/2021. As inscrições para o exame foram encerradas na última quinta-feira (18). A primeira fase do vestibular deve ocorrer no dia 28 de fevereiro. A segunda fase está prevista para abril. Ao todo, são 5,5 mil vagas.

Na nota, divulgada no site do Núcleo de Concursos, a UFPR informou que alguns fatores prejudicaram a realização das provas. Um deles, um problema logístico em relação ao recebimento dos termômetros para medição de temperatura dos candidatos. A universidade frisou que, na véspera das provas, ocorreram problemas relativos à desistência de cessão de espaços de vários locais que, anteriormente, teriam se comprometido em servir para o concurso.

Conforme o comunicado da Universidade Federal do Paraná, a decisão de suspender a realização do concurso foi tomada para preservar a integridade, a lisura e o tratamento isonômico entre todos os participantes. Além disso, foi levada em conta a saúde e segurança dos candidatos e colaboradores do concurso em razão da pandemia que assola o país.

Por fim, a UFPR disse que vai apurar internamente o planejamento do certame de modo a identificar se houve desvios na condução das ações realizadas internamente no Núcleo de Concursos.

POLÍCIA CIVIL QUER ROMPER CONTRATO COM UFPR

A Polícia Civil do Paraná está avaliando a possibilidade de cancelamento do contrato com a Universidade Federal do Paraná, após a suspensão da prova do Concurso Público que seria realizada hoje (domingo, 21) e era gerenciada pelo Núcleo de Concursos da Universidade.

O comunicado da suspensão foi publicado às 5 horas da manhã deste domingo (21) depois da última checagem do protocolo de segurança contra a covid-19 que, de acordo com o Núcleo, apontou a falta de requisitos indispensáveis de segurança em relação à pandemia de Covid-19.

Mais de 100 mil pessoas de todo o país fariam o exame. O delegado Geral da PC-PR, Silvio Jacob Rockembach afirma que o concurso está mantido e uma nova data para aplicação das provas deve ser agendada, pois há déficit de profissionais na Polícia Civil.

Paraná Portal