EDUCAÇÃO INFANTIL

Aulas da rede municipal de ensino voltam nesta quinta-feira (18)

As unidades já foram preparadas para receber os alunos de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos

Aulas da rede municipal de ensino voltam nesta quinta-feira (18)
Já foram investidos R$345 mil em produtos e materiais de proteção para o controle da covid-19.  - Foto: Divulgação

As aulas na rede municipal de ensino voltam nesta quinta, 18 de fevereiro, para os alunos da Escolas Municipais (1º ao 5º ano) e aos alunos do infantil (4 e 5) dos Centros de Educação Infantil (CMEIs). Os alunos do infantil (2 e 3) retornam no dia 1° de março e infantil (0 e 1) dia 15 de março. “Preparamos as unidades para a volta aula com segurança”, disse a secretária de Educação, Tania Periotto. 

As unidades já foram preparadas para receber os alunos de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos. O plano segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). Já foram investidos R$345 mil em produtos e materiais de proteção para o controle da covid-19. 

O ensino será no sistema híbrido e com revezamento. As crianças serão divididas em grupos que intercalarão a presença na escola: enquanto um grupo vai à escola, o outro fica em casa, e vice-versa. As aulas serão em meio período. Inicialmente, não haverá aulas em período integral. As aulas presenciais serão opcionais e os estudantes farão atividades extraclasse em casa. Os responsáveis pelas crianças preencheram um termo sinalizando o formato escolhido.

As escolas privadas, onde a Secretaria de Educação tem vagas compradas, seguirão o plano de contingência elaborado pela própria instituição e aprovada pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá. Os protocolos seguem as medidas de prevenção das secretarias estaduais de Saúde e Educação. Equipes da Secretaria de Educação de Maringá vão vistoriar se as normas são seguidas pelas unidades instituições.

Principais medidas do Plano da Contingência:

-Aferição de temperatura na entrada (caso um aluno apresente temperatura maior que 37,8º C, será encaminhada à sala de isolamento para que sejam realizadas as orientações e entrarão em contato com os pais ou responsáveis para buscarem atendimento médico)

-Totens e dispensers com álcool em gel em todas unidades de ensino

-Bebedouros serão desativados. Os alunos deverão utilizar garrafinhas individuais

-Manter janelas e portas abertas para ventilar os espaços. O uso do ar-condicionado e ventilador deve ser evitado

-Sentido único nos corredores para coordenar os fluxos de entrada; circulação e saída de alunos e servidores, respeitando o distanciamento mínimo entre pessoas

-Marcação com fitas adesivas no piso das salas, indicando posicionamento de mesas e cadeiras.

-Marcação com fitas adesivas nos banheiros para manter distanciamento social

- Marcação com fitas adesivas nos bancos dos refeitórios indicando onde os alunos não podem sentar para manter o distanciamento social

-Higienização das salas de aulas nos intervalos

-Uso de equipamentos de segurança dos servidores

Manutenção

Equipes da Secretaria de Limpeza Urbana fazem a manutenção das unidades escolares com serviços de roçada, jardinagem e dedetização para a volta às aulas.

Prefeitura de Maringá