RANKING

Maringá se destaca como a melhor cidade para viver no Brasil

Ranking Macroplan analisa indicadores como educação, saúde, segurança e saneamento básico

Maringá se destaca como a melhor cidade para viver no Brasil
A cidade repete os feitos de 2017 e 2018 quando também liderou o ranking. - Foto: Instagram @maringacom

Maringá ficou em primeiro lugar no Ranking Macroplan 2021 que apresenta os Desafios da Gestão Municipal, com ênfase no emprego e qualidade de vida. A notícia foi publicada com exclusividade pela Revista Exame, que destacou uma análise comparativa entre os 100 maiores municípios brasileiros levando em conta os indicadores educação, saúde, segurança e saneamento básico. A cidade repete os feitos de 2017 e 2018 quando também liderou o ranking.

A matéria da Revista Exame destaca melhorias no sistema de água e esgoto, que atende hoje 100% da população; o índice de 26 metros quadrados de área verde por habitante: que 94% da população é atendida por serviços da coleta de resíduos sólidos e o acesso universal ao saneamento básico; as contas “no azul” e o investimento de 20% do orçamento em áreas prioritárias; cerca de 3 leitos de UTI para 10 mil habitantes, quase 50% a mais do que a média nacional. 

“Estamos trabalhando para que Maringá seja reconhecida como uma cidade de classe mundial, inovadora, com empresas ativas no mercado internacional, infraestrutura, agilidade no processo de aprovação de novos negócios e qualidade de vida que atraia empreendedores” destaca Ulisses Maia.

Em 2019, o Ministério da Economia divulgou um ranking em que Maringá se destaca como 11ª maior geradora de empregos no Brasil e 2ª no Paraná e, em 2020, indicou Maringá como a 7ª entre os municípios paranaenses. A colocação é reflexo da pandemia de coronavírus, que paralisou diversos setores, temporariamente. A cidade foi a primeira do país a decretar lockdown, no dia 18 de março de 2020. Os sinais da retomada da economia, no entanto, surgem desde setembro do ano passado, quando a Agência do Trabalhador de Maringá passou a oferecer a média de mil vagas de emprego formal mensalmente.

Prefeitura de Maringá