EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação de Maringá responde principais questões sobre a volta das aulas presenciais

O Plano de Contingência é um documento com recomendações e determinações de protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos

Secretaria de Educação de Maringá responde principais questões sobre a volta das aulas presenciais
A Secretaria de Educação de Maringá, Tânia Periotto, explica que os profissionais de educação já participam de reuniões online de formação com temática sobre os protocolos de prevenção da volta às aulas. - Foto: Divulgação

A rede municipal de ensino deve acompanhar o calendário estadual e retomar às aulas no dia 18 de fevereiro. De acordo com a SIACOM, a Secretaria de Educação do município tem promovido reuniões constantemente com representantes do Conselho Municipal de Educação, diretores de escolas e CMEIs, representantes das secretarias de Educação e Saúde e do sindicato dos servidores, para a finalização do Plano de Contingência. 

O Plano de Contingência consistem em um documento com recomendações e determinações de protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos. O plano segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

A Secretaria de Educação de Maringá, Tânia Periotto, explica que os profissionais de educação já participam de reuniões online de formação com temática sobre os protocolos de prevenção da volta às aulas. “No elenco de profissionais que conduzem as palestras estão os médicos, pediatras, vigilância sanitária, saúde ocupacional, psicólogos.  As equipes organizam materiais de prevenção, incluindo demarcações para distanciamento, para que as famílias e os servidores se sintam seguros. Nossa prioridade é a prevenção”, afirmou. 

Quando as aulas nos centros infantis e escolas municipais retornarão?
A previsão é de 18/2 para todos os alunos da rede municipal, incluindo aqueles nas vagas em escolas particulares, contratas pela Prefeitura. A autorização para o retorno é competência do Governo Estadual, conforme recomendação do Ministério Publico da Infância.

Como está sendo a preparação da volta às aulas nas unidades?
Estamos distribuindo os insumos e itens de proteção, como álcool em gel, máscaras e fitas para demarcação. Também haverá reforço da higienização das unidades, cadeiras intercaladas e atendidas demais exigências do protocolo de prevenção.

As aulas ocorrerão no sistema híbrido ou presencial?
O ensino será no sistema híbrido e com revezamento. As crianças serão divididas em grupos que intercalarão a presença na escola: enquanto um grupo vai a escola, o outro fica em casa, e vice-versa. As aulas serão em meio período. Inicialmente não haverá aulas em período integral. 

As aulas presenciais serão obrigatórias?
As aulas presenciais serão opcionais. Os responsáveis pelas crianças preencherão um termo sinalizando o formato escolhido. 

Os professores serão vacinados antes do início das aulas?
O grupo será vacinado na 4º fase da campanha, de acordo com o Plano de Vacinação do Ministério da Saúde. Não há uma data específica. Tudo dependerá da compra e distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde, o único que tem autorização para adquirir o imunizante.

Prefeitura de Maringá