EDUCAÇÃO

Rede privada de ensino retoma as aulas presenciais a partir de segunda-feira (1°) em Maringá

Assim como a rede estadual de ensino, as instituições privadas também trabalharão com o ensino híbrido - parte das aulas presenciais e parte remota

Rede privada de ensino retoma as aulas presenciais a partir de segunda-feira (1°) em Maringá
O decreto de nível estadual que liberou a volta às aulas presenciais estabeleceu recomendações para garantir a segurança de alunos, professores e demais funcionários contra a covid-19. - Foto: Divulgação

Com a publicação do decreto municipal autorizando a retomada das atividades presenciais nas escolas de Maringá, instituições privadas do município que já se preparavam para receber estudantes devem retomar o ensino presencial a partir da próxima segunda-feira, dia 1° de fevereiro. Na rede estadual de ensino as aulas presenciais – em sistema híbrido – serão retomadas em 18 de fevereiro. Apesar da liberação para retomada do ensino presencial, Maringá ainda não tem data definida para volta às aulas na rede municipal.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe/NOPR), José Carlos Barbieri, em entrevista ao GMC Online, assim como a rede estadual de ensino, as instituições privadas também trabalharão com o ensino híbrido - parte das aulas presenciais e parte remota. 

Ainda de acordo com Barbieri, o objetivo é mapear a parcela de estudantes que vai continuar acompanhando as aulas exclusivamente de casa e quem passará a frequentar as escolas. 

PROTEÇÃO – O decreto de nível estadual que liberou a volta às aulas presenciais estabeleceu recomendações para garantir a segurança de alunos, professores e demais funcionários contra a covid-19. Conforme o documento, será necessário assegurar o distanciamento social, limpeza e desinfecção dos espaços, higiene recorrente das mãos e, claro, o uso constante de máscara. 

Segundo o governo estadual, além das medidas básicas de higiene, nas escolas estaduais haverá medição de temperatura na entrada e diminuição da capacidade da sala de aula a 50% da ocupação normal, para garantir o distanciamento social. 

O Governo do Paraná ainda divulgou que investiu R$ 5,96 milhões para compra de materiais de proteção para os mais de dois mil colégios da rede estadual. Entre os itens adquiridos, estão 21,8 mil galões de cinco litros de álcool em gel, 25,1 mil galões de cinco litros de álcool líquido 70%, 6,9 mil termômetros, 31,7 mil dispensers, 16,3 mil macacões para equipes de limpeza e 2,1 milhões de máscaras de tecido, que serão entregues aos estudantes.

Maringa.Com